Opinião
Opinião
Por Sidney Jorge
Estamos vivendo a era da opinião, não quer dizer que ela não existia anteriormente, o fato é que a sociedade está mergulhada em instrumentos facilitadores para manifestá-la. Internet, smartphones, redes sociais e mídias sociais permitem o acesso a informação e, simultaneamente, a intervenção da opinião, essa, ancorada em princípios, educação, cultura, formação, faixa etária, influências diversas e ideologias.
Antes expressar a opinião carecia de um lugar físico, da fala em encontros familiares ou em reuniões com as mais diversas finalidades e, do manifesto escrito em papel. Interessante que a opinião validada em voto era precisamente no papel. Isso mudou também, pois atualmente o voto é efetivado eletronicamente e navega pela virtualidade consolidando-se no TSE. A soma das opiniões atualiza uma determinada escolha, de que tal candidato é o melhor representante do povo ou, o melhor governante para determinada instância política.
No dicionário encontramos vários sinônimos para a palavra opinião: modo de pensar, ponto de vista, parecer, avaliação, pensamento comum, teimosia, perspectiva, ideia, julgamento. (fonte: Aurélio online). Olhando os significados tem-se a clareza de que não denota certeza absoluta, entretanto, não deixa de ser um caminho em busca da verdade. De um encontro de pessoas, depois de um período de discussões e expressões opinativas, pode germinar excelente proposta, caminho a seguir ou simplesmente a solução de determinada questão. Por isso o respeito as opiniões é importante considerando, lógico, a capacidade de discernimento de cada grupo responsável por condensá-las até porque, a opinião nem sempre está fundamentada em acordos legais mas pode tornar-se lei quando impulsiona os criadores das leis a transformar a demanda do povo ou de algum grupo específico em dispositivo legal. Uma opinião pode condenar um justo ou absolver um culpado mas isso não diminui a liberdade da opinião.
Faz-se intenso o aprimoramento, o conhecimento fatídico da situação retratada para que cada pessoa tenha compromisso por sua opinião, que seja responsável e respeitosa ao veicular suas compreensões de determinados assuntos. Orientados nesses princípios, responsabilidade e respeito, certamente edificaremos uma sociedade melhor percebendo que o limite da liberdade de expressão emanada em sua opinião é a lei e sobretudo o zelo pelo interlocutor, de forma que, a opinião seja uma força para o engrandecimento e não, instrumento para derrubar ou destruir as conquistas das pessoas ou sociedade. Usemos bem nossa opinião.