Opinião

Sidney Jorge • 31 de agosto de 2020

Opinião

Por Sidney Jorge


Estamos vivendo a era da opinião, não quer dizer que ela não existia anteriormente, o fato é que a sociedade está mergulhada em instrumentos facilitadores para manifestá-la. Internet, smartphones, redes sociais e mídias sociais permitem o acesso a informação e, simultaneamente, a intervenção da opinião, essa, ancorada em princípios, educação, cultura, formação, faixa etária, influências diversas e ideologias.


 Antes expressar a opinião carecia de um lugar físico, da fala em encontros familiares ou em reuniões com as mais diversas finalidades e, do manifesto escrito em papel. Interessante que a opinião validada em voto era precisamente no papel. Isso mudou também, pois atualmente o voto é efetivado eletronicamente e navega pela virtualidade consolidando-se no TSE. A soma das opiniões atualiza uma determinada escolha, de que tal candidato é o melhor representante do povo ou, o melhor governante para determinada instância política.


No dicionário encontramos vários sinônimos para a palavra opinião: modo de pensar, ponto de vista, parecer, avaliação, pensamento comum, teimosia, perspectiva, ideia, julgamento. (fonte: Aurélio online). Olhando os significados tem-se a clareza de que não denota certeza absoluta, entretanto, não deixa de ser um caminho em busca da verdade. De um encontro de pessoas, depois de um período de discussões e expressões opinativas, pode germinar excelente proposta, caminho a seguir ou simplesmente a solução de determinada questão. Por isso o respeito as opiniões é importante considerando, lógico, a capacidade de discernimento de cada grupo responsável por condensá-las até porque, a opinião nem sempre está fundamentada em acordos legais mas pode tornar-se lei quando impulsiona os criadores das leis a transformar a demanda do povo ou de algum grupo específico em dispositivo legal. Uma opinião pode condenar um justo ou absolver um culpado mas isso não diminui a liberdade da opinião.


Faz-se intenso o aprimoramento, o conhecimento fatídico da situação retratada para que cada pessoa tenha compromisso por sua opinião, que seja responsável e respeitosa ao veicular suas compreensões de determinados assuntos. Orientados nesses princípios, responsabilidade e respeito, certamente edificaremos uma sociedade melhor percebendo que o limite da liberdade de expressão emanada em sua opinião é a lei e sobretudo o zelo pelo interlocutor, de forma que, a opinião seja uma força para o engrandecimento e não, instrumento para derrubar ou destruir as conquistas das pessoas ou sociedade. Usemos bem nossa opinião.


Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.