Um dia especial: "Ninguém faz nada sozinho"
Um dia especial: "Ninguém faz nada sozinho"
Sim, o dia tornou-se especial. Era uma sexta-feira, 24 de outubro de 2025 às 19 horas e 30 minutos. O local, a Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães se encheu de alegria ao receber a Academia Barbacenense de Letras para empossar as acadêmicas, Carla Lima Abreu Cruz, sucessora da cadeira número 15 e Cláudia Chaves Martins Jorge, sucessora da cadeira número 18.
A cerimônia foi conduzida por Rodrigo Tostes Geoffroy, Presidente da ABL e secretariada por Silvério Ribeiro, secretário da Academia. Também compuseram a mesa o diretor da Fundação Porphyria, Carlos Vinícius Costa da Cruz Machado e as novas acadêmicas. O evento contou com a presença de autoridades, amigos, familiares das acadêmicas, das acadêmicas antecessoras e pessoas convidadas pela Academia.
O acadêmico Evandro Aléssio, 1º sucessor da cadeira número 31, padrinho da acadêmica Carla Lima Abreu Cruz, proferiu um terno discurso de apresentação e acolhida dirigido à afilhada. Sua fala destacou claramente o talento poético que ela possui. Em seguida, Carla Cruz usou do parlatório e, sob um misto de alegria e inspiração, recitou uma poesia que abrangeu todos os temas pertinentes a um discurso de posse. Expressou sua gratidão ao padrinho, à Academia, à sua antecessora, Sra. Terezinha de Abreu Pereira, e reafirmou o compromisso como sucessora da cadeira número 15. A poesia tocou profundamente todas as pessoas presentes e confirmou as qualidades mencionadas pelo padrinho Evandro Aléssio.
O Padrinho da acadêmica Cláudia Chaves Martins Jorge, Ricardo Salim, atual ocupante da cadeira número 7, não pôde comparecer ao evento devido a um compromisso previamente agendado, mas enviou um vídeo em que apresenta sua afilhada, elogiando sua sólida formação acadêmica, sua atuação como professora em várias faculdades da região, e seu trabalho como advogada em Barbacena. O vídeo foi calorosamente aplaudido. Cláudia Jorge ocupou a tribuna e fez seu discurso detalhando a emoção ao receber a notícia de sua inclusão na Arcádia de Barbacena, destacou qualidades da Professora Zenaide, sua antecessora, abordou temas de seus estudos atuais com ênfase na dinâmica das palavras e, ratificou o compromisso de honrar a Academia Barbacenense de Letras.
Na sequência, Silvério Ribeiro fez as chamadas para a diplomação realizada pelo presidente Rodrigo Geoffroy e a assinatura da ata de posse. Após isso, Geoffroy solicitou ao acadêmico Evandro Aléssio a entrega do broche da Academia à nova empossada, Carla Cruz. O mesmo procedimento se fez na diplomação da acadêmica Cláudia Jorge e, para realizar a entrega do broche, convidou seu esposo Sidney Jorge e os filhos, João Victor Chaves Martins Jorge e Bruno Luiz Chaves Martins Jorge, tornando o ato ainda mais marcante na cerimônia.
Para abrilhantar ainda mais a festa acadêmica, Rodrigo Geoffroy convidou a advogada Luiza Baêta, sobrinha-neta da antecessora Zenaide de Araújo Vieira Maia, para subir à tribuna e compartilhar sua experiência sobre a convivência com sua tia. Luiza, sob um tom simples, emocionado e gentil, descreveu, através de seu discurso, o carisma e a generosidade da professora e acadêmica Zenaide, além da presença marcante dela com os parentes e amigos. Apresentou aos convidados a espiritualidade e a humanidade da “tia Naide”. Ao final, exibiu um vídeo onde Zenaide declamava uma poesia no seu aniversário. Luiza reconheceu que foi um presente significativo recebido de sua tia, especialmente por ter sido, também, a última festa com a presença da amada e culta tia. Muitos familiares de Zenaide estavam presentes e se comoveram profundamente com as palavras de Luiza, que aproveitou para declarar a satisfação deles com a nova ocupante da cadeira, Claudia Jorge, que agora substitui a querida professora Zenaide.
Vinícius, acadêmico honorário da ABL e presidente do Conselho Diretor da Fundação Porphyria, solicitou a palavra e compartilhou uma experiência que evidenciou a generosidade da acadêmica Zenaide.
O presidente Rodrigo Geoffroy destacou a presença do músico Braga, da cidade de São João del-Rei, e os presentes que ele ofereceu à Academia Barbacenense de Letras: dois volumes de livros com temática musical. O presidente ainda chamou a professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, Denise Gasparini para falar sobre um projeto literário que está desenvolvendo em Barbacena. Encerrando a reunião, ele convidou os presentes para uma surpresa destinada às recém-empossadas: um farto café organizado pela acadêmica da cadeira número 8, Maria da Glória Bittar de Castro, na sala a abrigar a exposição da arte do renomado artista Ernst Hasenclever.
Com grande alegria, as acadêmicas receberam os calorosos e benevolentes cumprimentos dos convidados. Todos desfrutaram da recepção e apreciaram as obras feitas à mão por Ernst Hasenclever. As pessoas levaram boas memórias para casa, retratadas nas manifestações que foram entoadas, posteriormente, nas redes sociais pessoais, nas redes das instituições e, das pessoas envolvidas na realização de um dia tão... infinitamente, talvez, indescritivelmente especial.
Parabéns às acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz, Cláudia Chaves Martins Jorge assim como à Academia Barbacenense de Letras por receber em seu meio duas mulheres, de modo singular, tão dedicadas à arte das Letras. E, as palavras citadas pela acadêmica Cláudia Jorge em seu discurso, "ninguém faz nada sozinho", palavras sempre repetidas pelo presidente da ABL, capturaram, de maneira precisa, o significado deste dia especial de posse ao refletir o espírito de união que permeou a recepção das novas acadêmicas na augusta Academia Barbacenense de Letras.









