A dinâmica da existência

Sidney Jorge • 15 de março de 2023

A dinâmica da existência

Energia é tudo e tudo é energia. Sabendo que qualquer coisa que olhamos, pegamos e tocamos chegará, de alguma maneira, às propriedades de seus átomos. Eles têm em sua composição, prótons, nêutrons e o movimento de elétrons em específicas vibrações e frequências, e ainda, que a alteração dessas vibrações permite a transformação, a modelação de um novo objeto, por exemplo. Fica razoável concluir que tudo possui, emana, transfere energia e a intervenção natural ou forçada em algo, modifica a forma e a aparência de determinado ente, ou coisa, para simplificar. Ah, mas não é bem assim, é preciso muito estudo para compreender isso. É necessário ser especialista em física para aplicar as devidas fórmulas e abrir caminho para conclusões. Com certeza! O que seria de nós sem a ciência, sem a RAZÃO. E o que seria de nós sem a sabedoria.


Hoje, enquanto abastecia o carro, pensava: como foram importantes algumas informações que recebemos bem cedo. Lá na infância o pai disse que escorpião é um bicho que oferece perigo caso ferroe alguém injetando o veneno de sua calda. Sabe como ele soube disso? O pai dele disse ou, porque ele morava na roça e passou pela terrível experiência de uma ferroada ou, presenciou alguém que teve essa infelicidade. Eu presenciei. Um vizinho ferroado na mão passou mal bocados. O costume era ter um bicho desses mergulhado em uma garrafa com álcool e passar aquele líquido no local da ferida. Isso também eu vi. Naquele tempo a ciência da escola não tinha me informado que escorpião era um aracnídeo peçonhento que optava por viver em locais úmidos, escuros e oferecia perigo — ainda oferece e com mais risco para a vítima humana. Nunca desejei chegar perto de um, bastou ouvir essa sabedoria e, infelizmente, ver um conhecido ter um acidente para entender que o bom era ficar longe mesmo.


Bem, a sabedoria já entendeu que somos matéria e, incrivelmente, somos mais espíritos que matéria e é exatamente nesse espaço de nossos átomos que existe a constante possibilidade de alteração de nossa forma, de nossa realidade, de nosso presente. Isso quer dizer que nós não estamos isentos de vibrar em determinada frequência e que essas frequências podem ser alteradas naturalmente ou por intervenção de algum elemento externo alheio a nós. Sem dúvidas, esta é a proposta de alguns textos que declino em publicações durante esse tempo. É construirmos o entendimento de que podemos alterar nossas vibrações, nossa energia. Podemos ter acostumado com vibrações que, talvez, não estejam nos fazendo bem. Não é culpa nossa, isso ocorre inconscientemente, mas é aí que está o desafio, no inconsciente. Daí a importância da dedicação a esse propósito de apresentar percepções que contribuam a uma TOMADA DE CONSCIÊNCIA. Tomar consciência é invadir terrenos do inconsciente ampliando o espaço da consciência por lá até a possibilidade da plena consciência.


Os textos são como gotas, mas gotas enchem um balde. Imaginem um balde vazio e depois cheio por gotas da mais límpida e pura água. Depois, derramamos essa água e ela vai, vai fluindo, alcançando um rio ou evaporando, um dia, ela conhecerá o mar. Assim é a pessoa que, de gota a gota, visa exercitar e praticar pequenas atitudes que favorecem o aumento de sua frequência vibracional: se encher de sentimentos bons, em busca da plena consciência. E, no percurso, favorecer positiva e beneficamente as pessoas de seu círculo de convivência e muitas outras, considerando o propósito de uma realidade melhor, mais saudável, mais feliz, mais livre, mais próspera, mais amorosa, mais pacífica, mais completa, mais sábia, mais compreensível. Produzindo tantos outros frutos, resultados de bom cultivo do corpo, da mente, do espírito e dos sentimentos.


Paciência, silêncio. Silêncio. É assim mesmo, gradualmente, importa não parar no itinerário, toda estagnação é ruim, pode apodrecer, cheirar mal. O poder mesmo está em fluir, em ser rio, em visualizar o mar, o mar da ILUMINAÇÃO. No caminho conheceremos as margens, as pedras, as quedas da cachoeira, um pouco evapora, faz parte, é a idade. Conheceremos os peixes, as árvores, veremos as nuvens, imaginaremos as nuvens, veremos as casas, as pessoas, atravessaremos engenhos, moveremos turbinas gerando eletricidade e possibilitando as mais diversas criações. Veremos as crianças soltando pipas, molharemos as plantações, as raízes…, mas lá na frente temos a certeza de que há o mar, gigante, sem beiras, sem curvas, sem quedas, “sem” nada, um mar em constante SENDO… EXISTINDO. Somos movimento, podemos ser sempre mais. Podemos ser melhores. Podemos simplesmente SER. 

Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.