Layout do blog

Verdade e consciência

Sidney Jorge • jun. 29, 2022

Verdade e consciência

O que é a verdade? O que é verdade? Será que existem verdades, a minha e a sua? Quais são as verdades ou qual é a verdade? Como construir uma verdade?


Dois filmes com o ator Tim Carrey comicamente apresentam cenários bem interessantes sobre a questão da verdade. “O Mentiroso”1, retrata a vida de um advogado e pai, acostumado a mentir deliberadamente a todos e ao filho, até que um dia o filho, ao soprar as velas do bolo de aniversário, pede que o pai fique um dia sem mentir e o desejo é realizado. Percebe-se a dificuldade e a força que a personagem faz para não mentir ao se ver obrigado em dizer apenas a verdade diante as circunstâncias que se apresentam a ele, rotineiras ou não. Outro filme interessante dele é o “Sim senhor”2, nesse, após participar de um encontro em evento onde as pessoas eram motivadas a reverenciar o SIM, decide responder "sim" para toda situação a partir daquela reunião. Assistimos às cenas hilárias e o sofrimento do personagem quando se vê obrigado a proferir a palavra "sim" em qualquer circunstância. Há outros exemplos, Leandro Rassum interpreta o “drama da verdade” no filme: “O candidato honesto”3. Quem não conhece a história do “Pinóquio”, boneco de madeira referência para a questão da mentira, cujo sonho era tornar-se um “menino de verdade”?3


Observa-se que em todos esses filmes ou histórias, o desfecho traz uma realidade diferente aos personagens, à medida que vão experimentando a verdade ou, as verdades, eles vão se libertando e encaminhando um final mais leve, depois de perceberem que a experiência com a verdade não foi de tudo ruim, ao contrário, fê-los entender que faziam muito mais força para homenagear as mentiras, que gastavam muito mais energia para se adequarem ao efeito dominó resultado das articulações mentirosas. De alguma forma, bem lá no fundo, estavam mentindo para si mesmos. Isso é a pior coisa, descobrir que “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira” (da música: Quase sem querer, Legião Urbana)5. A frustração tende a ser grande, mas o significado da tomada de consciência rumo à possibilidade da libertação oferecida pela verdade é bem maior, melhor dizendo, um bem maior.


Em um mundo e sociedade pautados em narrativas falaciosas, que maquiam as informações com extrema facilidade há, na maioria das vezes, apenas construções mentirosas da realidade atendendo a interesses estranhos. As pessoas acostumam e aceitam as mentiras ou, se confundem levando uma vida insegura, pois, no fundo, a consciência indica a falta de consistência nos propósitos fundamentados em mentiras. Isso é muito ruim porque confirma o negligenciamento e negacionismo de pensamentos e comportamentos elaborados na verdade e na busca constante da verdade, características da ciência e da razão e, sem receios, da fé: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32).


Mentir para si mesmo, crer que sua condição deve ser sempre estática, acreditar nos mitos da meritocracia, aceitar uma realidade sensivelmente ruim, aceitar que tem de ser assim mesmo, aceitar que pobre não deve andar de avião, não pode ter carro novo, pior, crer que deve ser pobre, absorver ideologias. Justificar a degradação vinda do vício nas bebidas alcoólicas, nos cigarros, drogas e outras coisas ruins. Aceitar que não há verba para melhorar as condições das pessoas. É melhor assim? Crer que a realidade não pode melhorar, aceitar que critiquem seus sonhos, crer nas promessas que não podem ser cumpridas, acreditar no medo, na tristeza, na vergonha, na culpa, no desejo, no orgulho, na intolerância, na repressão, no racismo, no preconceito. Já perceberam que quando ficamos reclamando, lamentando, temos a sensação de que estamos mentindo para nós mesmos? De alguma forma significa negar nosso potencial, nosso poder de realizar nossos melhores sonhos. NÃO, não vivemos para a mentira. SIM, vivemos de verdade para a verdade. Qual é a verdade nisso?  Como pode melhorar?


O despertar e a tomada de consciência é o passo essencial para o distanciamento das mentiras. Um passo de cada vez até sentir a riqueza de viver na verdade, na coragem, na neutralidade, na disposição, na aceitação, na razão, no amor, na alegria, na paz.6 Viver nesses estados de consciência traz a realidade da verdade essencial, da verdade pura, onde não há sentido nenhum de se recorrer a alguma espécie de mentira, ela não existe lá, na dimensão da VERDADE, na consciência ampliada.


“Um dia me disseram, que as nuvens não eram de algodão...” (Somos Quem Podemos Ser - Engenheiros do Hawaii)7 Até quando acreditávamos que eram de algodão? Acolhemos essa verdade e olhamos as nuvens e a realidade do algodão cai por terra abrindo espaço para a tomada de consciência e a percepção de uma nova realidade, que mudou, que muda, transmuta, que transforma, que trouxe a verdade, trazendo as chaves que abrem a prisão das frequências vibracionais abaixo da coragem, ponto crítico para a possível convivência com a verdade. Isso significa poder. Significa que não há espaço para o cansativo esforço necessário na manutenção das ludibriações que impedem a essência de Ser quem podemos ser, de ter os sonhos que podemos ter, sempre, felizes, verdadeiros.


Referências:


1 – Filme: O mentiroso. 1997. Direção: Tom Shadyac. Universal Studios.

2 – Filme: Sim Senhor. 2008. Direção: Peyton Reed. Warner Bros. Interactive Entertainment.

3 – Collodi, Carlo. Pinóquio. (PDF). 1ª Ed,  INSTITUTO LpC, 2021.

4 – Filme: O candidato honesto. 2014. Direção: Roberto Santucci. Paris Filmes.

5 – Legião Urbana. Quase sem querer. Álbum Dois. 1986

6 – Hawkins, David R. Poder vs. Força: os determinantes ocultos do comportamento humano. Tradução: Daniele esprega, Caio Ledesma, Lucas Esprega. 1ª ed, Barueri, SP, Pandora Treinamentos, 2019.

7 – Engenheiros do Hawaii. Álbum: Ouça o Que Eu Digo: não Ouça Ninguém. 1988.

Por Sidney Jorge 08 mai., 2024
Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações.
Por Sidney Jorge 24 abr., 2024
Hoje é dia de festa, Com presença de emoção. Todo evento atesta, O amor e a gratidão!
Por Sidney Jorge 09 jan., 2024
Algo que aprendemos na vida é a força das referências nas atualizações das realidades. Varia para cada pessoa, entretanto, podem construir novas percepções de acordo com quem encontramos pelo caminho e, as crenças que trazemos ao presente.
Por Sidney Jorge 06 dez., 2023
O que é a vida senão viver. Estar aí diante infinitas possibilidades de, principalmente, estar feliz. Alcançar a integridade do Ser é missão para evolução da consciência durante um período histórico que pode estar além do imediatismo da sociedade...
Por Sidney Jorge 08 nov., 2023
“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.
Por Sidney Jorge 04 out., 2023
Um Nível de consciência sublime. Com frequência vibracional de 500Hz. Quem não gostaria de estar permanentemente vibrando no amor.
Por Sidney Jorge 20 set., 2023
E se vai dar tudo certo? E se receberei tudo que tenho a receber hoje? E se eu tirar a maior nota da prova?
Por Cláudia Chaves Martins Jorge 19 set., 2023
Quando uma pessoa falece e tem patrimônio, esses bens são transmitidos, por herança, aos herdeiros, mas, para que assumam legalmente a propriedade, é necessário dar entrada no processo de inventário...
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
Na casa de minha avó, não havia panela de pressão. Em uma panela de ferro, aos poucos se cozinhava,
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
A pessoa chegou até mim Dizendo que a vida era treta. De pronto orientei assim:
Mais Posts
Share by: