Simples soluções para grandes problemas
Simples soluções para grandes problemas
Uma vez criei uma frase que até hoje trago comigo em muitas situações: simples soluções para grandes problemas. Isso não significa recorrer a tão famosa “gambiarra” nas situações e sim, ver, perceber que a solução de um desafio pode ser bem simples, mesmo apresentando complexidades, ou maiores demandas.
O contexto da frase foi o seguinte: havia chegado há pouco para coordenar um projeto social e havia um curral e um terreno com algumas vacas para cuidar. No local havia um espaço coberto onde o cuidador usava para retirar leite e cuidar dos animais. Todos os dias ele precisava buscar água limpa vinda de uma nascente mais acima, o que lhe custava muito tempo, além de dificulta-lhe o trabalho de limpeza. Fiz uma reunião mais dois funcionários no local e provoquei dizendo que deveria haver uma solução. Algumas foram apresentadas e uma delas chegou ao consenso. Seria usar uma pequena barreira em um nível acima do curral por onde a água passava, colocando um cano que levasse um pouco da água até o reservatório nas proximidades do curral.
Após realizar as medidas, falamos com um comerciante local e, conforme estávamos recentemente no projeto, pedi a ele um prazo razoável de mês e meio para acertar o valor das mangueiras, reduções e conexões, o que foi prontamente aceito. Dois dias depois o projeto estava instalado e, o reservatório higienizado e recebendo água limpa. A iniciativa impactou nos funcionários ao perceberem a dedicação em melhorar as condições de trabalho e o próprio ambiente. Aproveitamos para lavar as paredes, repintá-las e deixar tudo muito melhor. O resultado, por incrível que pareça, foi deveras satisfatório, tanto que a otimização refletiu na produção de leite e o excedente era vendido a uma empresa especializada para a devida esterilização e comercialização. O dinheiro cobriu o pagamento devido ao comerciante que confiou em nosso projeto. A falta de água no local era um grande problema, a solução já existia e era simples, só precisávamos vê-la. Quando todas as pessoas envolvidas aplaudiram o momento em que a água chegou nas torneiras, disse: vejam só, simples solução para um grande problema. Alguém sinalizou que precisava anotar a frase e desde então há um significativo gosto em repeti-la diante certas situações.
A história ilustra um episódio, mas, existem tantos outros. Haveriam simples soluções para a questão da fome? Da miséria? Das guerras? das "fakenews"? Das intolerâncias? Da violência? Com certeza há! O tempo é um aliado importante, a paciência também. As reclamações, lamentações, julgamentos, sentimentos de raiva, ódio, ansiedade, medo e desespero, normalmente focam no problema, idolatram o problema. Entretanto, a boa vontade, a razão, a esperança, a fé, o amor, a reflexão, a parceria, contemplam a solução que segue o caminho da simplicidade apoiada na essência da sabedoria.
Problemas e soluções são percepções do estado de espírito, pode-se dizer. Significa que os sentimentos preponderantes delimitam o tamanho do problema ou da solução e, é sempre uma questão de escolha. É como aquela história dos vendedores encaminhados para realizarem venda de calçados em um vilarejo do interior e, um voltou com todos os calçados e o outro vendeu todos. Ao serem questionados pelo encarregado, o primeiro reclamou dizendo que o lugar era terrível, pois ninguém usava sapatos. Mas o outro todo feliz agradeceu pela oportunidade. Ao ver todas as pessoas descalças, percebeu ali uma gigantesca demanda aos seus produtos e ainda necessitou buscas mais.
Creio que o aumento da vibração serve para isso, simplificar as coisas. Quanto mais crescemos em sabedoria, mais descomplicamos a vida. Tem outra frase minha: Os verdadeiros mestres são aqueles que simplificam as coisas. Você já estudou com um professor ou professora que sabia muito e a matéria parecia mais fácil de compreender. Eu já. Pois é, é assim mesmo. Interessante que a palavra sabedoria vem de sabor, significa perceber, receber o sabor presente em todas as experiências que vivemos. Interessante destacar, para dizer a verdade, que nos níveis de consciência mais altos não existem problemas e sim, um fluxo permanente de efetivas, constantes, inspiradas e iluminadas soluções.
O que seria uma vacina senão uma solução simples para um grande problema? Formulada por inúmeros cientistas que fundamentaram seu saber em pesquisas diversas, colhidas através dos estudos realizados ao longo da vida acadêmica?
A baixa frequência vibracional pode insistir em complicar tudo, lamentar de tudo, impor negatividade em tudo. Não é interessante cair nessas armadilhas, o caminho é respirar e pensar na melhor solução ou quem sabe, na solução mais simples para os desafios que surgirem, focando com sabedoria em viver nos níveis de consciência mais altos.