Paz

Sidney Jorge • 10 de agosto de 2022

Paz

A palavra PAZ é tão usada no cotidiano: Você está em PAZ? Isso te trouxe PAZ? Hoje estou me sentindo tão em PAZ! Parabéns, te desejo muita PAZ nesse aniversário! Que a PAZ esteja com você! PAZ irmão, PAZ irmã! PAZ e bem! Eu tive uma camisa que dizia o seguinte: “ A PAZ que você procura está no silêncio que você não faz! ” É verdade! O silêncio é o principal aliado na busca pela PAZ. São intensos os barulhos que algumas realidades nos propõem: preocupações, conflitos pessoais, intrigas, competições, o tilintar intermitente do smartphone, deturpações políticas e ideológicas, turbulências emocionais ou afetivas e tantas outras situações...  Meditar, silenciar, acalmar a mente e o coração e, se distanciar desses ruídos são caminhos para ir ao encontro da PAZ.


Lembro de uma outra frase que diz: “ PAZ não é ausência de guerra e sim, presença de AMOR! Outra verdade! Onde há AMOR há, necessariamente sinais de PAZ.  As frequências acima do AMOR vão encontrar a PAZ no itinerário. Vemos que a felicidade é a emoção do Nível de consciência da PAZ. A visão de vida é a perfeição, compreender e perceber que o Criador fez tudo perfeito. A visão de Deus é a de onipresença de que Deus É em tudo.1 Imagino a PAZ que sentia Maria ao ouvir Jesus em sua casa: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa, Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:42). Faz muito bem lembrar Francisco de Assis: "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz." e vivenciar a profundidade de levar tudo o que se pode oferecer de melhor, bom e positivos aos lugares e contextos que expressam algo de ruim, depreciativo e negativo. 2  E, o processo já é de ILUMINAÇÃO, já estamos muito próximos do Nível de consciência da ILUMINAÇÃO. Importante destacar que todos os processos para subir nos Níveis de consciência e vibrar nas frequências afins requer uma caminhada, uma atenção especial aos cuidados que devemos ter a cada dia, a cada momento.


Se você está dialogando com seus pensamentos e emoções diante as situações que aparecem a você, evitando mensagens negativas, visualizando e imaginando, sempre, realidades melhores, bonitas, positivas, abençoadas, é um bom sinal de que você está tomando consciência de seu potencial enquanto pessoa, enquanto ser e está, com certeza, melhorando e aumentando sua vibração e sua frequência. Pode observar, as coisas apresentarão uma sensação real de fluidez em sua vida. Assim é a busca da PAZ que, ironicamente, já está em nós, dentro de nós e, o silenciar ajuda a encontrá-la o que significa contemplar nas criações e na realidade, o próprio Criador, sem estar inerte e sim, em constante ação nas dinâmicas da vida.  


Silêncio...Silêncio... PAZ... PAZ...PAZ.....


“Todo ser humano busca a Paz. A Paz é a fonte de nossa natureza. Dela saímos e para ela retornamos. A Paz é a primeira percepção experiencial sobre a Fonte de Tudo o que Existe. A Paz Real é interna. É estar bem consigo mesmo a todo momento e independente do que acontece nos planos: físico, vital, emocional ou mental. É um estado de espírito pleno e de bem-aventurança. É não-sofrimento. Alegria plena e constante. O estado de Paz interior já não se afeta por causalidades ou motivos externos. Assim como quando olhamos um chocolate e não sentimos mais aquela necessidade absurda de comê-lo, mas às vezes, escolhemos comer um pedaço para agraciar o seu sabor. Onde o precisar vira preferir, experimenta-se a liberdade. Quando temos esta opção no quesito pensar, isso é chamado de nível de consciência de Paz. Há o entendimento de que passado, presente e futuro são uma e a mesma coisa e estamos a todos os momentos vivenciados em um Eterno Agora. ”3


Referências:


1 - Hawkins, David R. Poder vs. Força: os determinantes ocultos do comportamento humano. Tradução: Daniele esprega, Caio Ledesma, Lucas Esprega. 1ª ed, Barueri, SP, Pandora Treinamentos, 2019.


2 -https://franciscanos.org.br/carisma/oracao-de-sao-francisco.html#gsc.tab=0

Oração de São Francisco

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém!



3 - https://davidhawkins.com.br/niveis-de-consciencia/paz-e-iluminacao/



Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.
Por Sidney Jorge 31 de julho de 2025
Decorridos os dias da I Exposição de ilustrações e poesias: “Amizade, poesia e arte”, a palavra que surge é: obrigado. Uma vez escrevi que todo encontro proporciona trocas de experiências.
Por Sidney Jorge 2 de junho de 2025
Que tal dedicar um tempo para experimentar coisas simples que a vida nos oferece...
Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Um grupo de pessoas se abraçando em um fundo verde.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Uma nebulosa roxa e azul no céu noturno
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.