Os sonhos e José

Sidney Jorge • 5 de abril de 2023

Os sonhos e José

     Passando na igreja para orar um pouco, ouvi um trecho bíblico que me chamou a atenção. Tratava-se do livro do Gênesis, entrei exatamente quando liam esses versículos: 17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”. (Gên, 37, 17b-20).

São narrações de eventos bíblicos que têm sabedoria Divina a nos ensinar no contexto da fé que professamos. A história referida como “José do Egito”, retratada também em filmes e animações, sempre me criou, desde criança, grande interesse pois, assim que aprendi a ler, debrucei-me em uma Bíblia em quadrinhos do Gênesis ao Apocalipse e essa história ficou na memória.


     No trecho destacado, vê-se que os irmãos tinham inveja e o desejo de eliminá-lo e afastá-lo deles, ficavam inquietos com a sua capacidade e prestígio. Estavam raivosos com a interpretação de um sonho do próprio José dizendo que o pai, a mãe e seus irmãos haveriam de prostrarem-se diante dele. Confira em Gen 37, 5-11. Desistiram de matá-lo, porém, venderam-no como escravo. Na prisão atraiu a atenção ao decifrar os sonhos dos outros prisioneiros. A notícia de que havia uma pessoa com a capacidade de interpretar os sonhos chegou até o faraó que logo manifestou o interesse de saber o significado de seus sonhos através de José.


     Penso que é o fato de sua grande afinidade com os sonhos e com Deus e, quem conhece um pouco da narração, sabe que foram exatamente os sonhos que fizeram-no expressar seu poder, ter um cargo de confiança e interferir no reinado do Egito. Ele previu, de acordo com os sonhos do faraó, os períodos de 7 anos de fartura e de 7 anos de escassez, propondo uma estratégia que salvaria o Egito e o povo dos arredores da fome no período da escassez. Confira em Gên 41:1-57. Torna-se o governador do Egito devido a confiança e a tamanha importância que adquiriu junto ao faraó e, de fato, seus irmãos, em uma viagem ao Egito em busca de provimentos, curvaram-se diante o governador sem saberem que se tratava de seu irmão José.


     Pois bem, o “sonhador” protege o Egito, inclusive sua família, da fome e torna-se o governador.

O “sonhador” prospera. O “sonhador” aproxima-se da maior liderança do Egito. O “sonhador” demonstra compaixão e perdão aos irmãos que lhe queriam tanto mal por inveja. O “sonhador” arruma um novo lugar para sua família morar. O “sonhador” estabelece uma nova realidade para o Egito, sua família e arredores devido sua clareza de visão. Muitos anos depois o povo vê-se forçado a trabalhos escravos, maus tratos e perseguições no governo de outro faraó, entretanto, Deus inspira outro personagem a liderar o processo de libertação... lembramos aqui de Moises.


     Podemos refletir, mesmo que algumas situações, ou até mesmo pessoas, nos queiram no fundo do poço, dependentes ou escravizados, não podem apagar nossos sonhos, não podem eliminar nossa capacidade de criar um novo momento para nós diante os desafios que se apresentam no dia a dia. Não podem direcionar os nossos sonhos. Mesmo que nos queiram mal, não podem diminuir nossa imaginação, nossa PAZ, nosso AMOR, nossa ALEGRIA. Como é importante os sonhos, a imaginação, como é importante estar sempre escolhendo a busca e a manutenção dos níveis de consciências superiores, acima da CORAGEM. Assim, manteremos a percepção constante de presença e ver com clareza as oportunidades. Interpretaremos com perfeição a realidade, as propostas, os projetos, os riscos, tendendo sempre para o que for melhor e mais próspero para nós e para as outras pessoas.


     Um conselho é dedicar atenção a respiração e fazer um exercício de pensar e imaginar realidades boas e saudáveis antes de adormecer, pode ajudar a ter uma noite com o sono mais agradável e, oxalá, bons sonhos. Outra característica seria perceber o sonho do propósito de vida como um objetivo muito claro e próximo, valendo toda dedicação em estudos, preparação e, muitas vezes, desprendimentos. Assim são as pessoas que investem em suas ocupações profissionais ou vocacionais. Sobretudo, que nunca precisemos de abrir mão do sonho de ser feliz, do sonho de liberdade, do sonho de amar, do sonho de uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais pacífica, o sonho de convivermos em um ambiente nutrido das mais altas frequências vibracionais e dos mais altos níveis de consciência, reconhecendo a plenitude de Deus que é e nos anima a ir ao encontro dos mais belos e verdadeiros sonhos, inclinados ao bem da comunidade.


Referências:


Bíblia Sagrada. Edição Pastoral. São Paulo. Paulus, 1990.



Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.