Layout do blog

O Direito à alimentação.

Cláudia Chaves Martins Jorge • jun. 19, 2021

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) patrocinou o 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento¹, ocorrido no dia 17/06/2021. O Ministro Paulo Guedes foi um dos convidados, mas sua fala teve repercussão negativa. O Ministro fez um comparativo entre o prato do europeu e o do brasileiro, afirmando que o Brasil produz muita sobra de alimentos, ao contrário dos países europeus, que já passaram por duas guerras mundiais. Ressaltou ainda que há muita sobra nos restaurantes e que estes restos de comida, não utilizados no dia, poderiam servir para alimentar mendigos, pessoas fragilizadas e desamparadas, enfatizando que é melhor do que deixar a comida estragar².

 

Pelo Twitter, a Fenafisco criticou duramente a fala do Ministro, afirmando que para sair da crise dos últimos anos por ações ineficientes, é necessário o fortalecimento dos serviços públicos e amparo às populações mais vulneráveis3. Outras tantas reclamações também vieram dos meios de comunicação como a Folha de São Paulo4, IG economia5 além das manifestações pelas redes sociais, como a do Ex-Ministro da Saúde Henrique Mandeta6.

 

Ocorre que o Direito à alimentação é básico e assegurado pela Convenção Americana de Direitos Humanos7, além de integrar o rol dos Direitos Sociais do artigo 6º da Constituição Federal8. A Lei de Segurança alimentar9, que entrou em vigor em 2006 no governo Lula, dispõe em seu artigo 2º que a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal. E ainda atribui ao Poder Público o dever de adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

 

Doar a alimentação excedente sempre foi uma preocupação dos restaurantes, em razão do que dispõe o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor10, sobre a responsabilidade de reparação de danos, independentemente de culpa, por defeitos relativos na prestação de serviços. Em 2020, já no Governo Bolsonaro, entrou em vigor a Lei 1401611 autorizando expressamente a doação de excedentes não comercializados e ainda bons para consumo, isentando de culpa os estabelecimentos como os restaurantes, estabelecimentos dedicados à produção e ao fornecimento de alimentos, incluídos alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas para o consumo. Somente haverá responsabilidade na esfera penal caso seja provada a intenção (dolo) de causar danos à saúde daquele que recebeu a doação.


Porém, há que se considerar que muitos dos beneficiários são pessoas em situação de vulnerabilidade, moradores de rua, pessoas que talvez não tenham ninguém que olhe por elas. A companhia que têm é de um outro morador de rua que se tornou conhecido por viverem o mesmo drama. Não dá para cobrar destas pessoas uma atitude de ir à procura de quem, intencionalmente, lhes causou danos e ainda provar que foi intencional. Estas pessoas vivem à margem da sociedade, são incapazes de procurar uma assistência jurídica para lhes garantir o direito ao ressarcimento pelos danos sofridos. Se uma pessoa dessa morre na rua, provavelmente irão dizer que foi por consumo de drogas ou álcool e ficará por isso mesmo, já que talvez não tenham nem quem reclame o corpo para um enterro decente.

 

O Brasil está cada vez mais longe de garantir igualdade de oportunidades. O Direito à alimentação é direito básico para manter as pessoas vivas. Existem muitas coisas que podem ser feitas para tirar as pessoas da fome, investir em restaurantes populares onde a refeição tenha o custo de R$ 1,00 dá a essa pessoa a dignidade de saber que “pagou” pela refeição dela, é sinal de respeito e melhora a autoestima. Para aqueles que não têm o dinheiro, que a comida lhe seja igualmente servida, mas que junto seja servido também um incentivo para que esta pessoa possa trazer R$ 1,00 para pagar da próxima vez.

 

É um engano achar que as pessoas só querem ganhar as coisas, elas querem também conquistar. Porém, para que se chegue a esse ponto, é preciso ter um outro olhar para a população em situação de vulnerabilidade que, tem aumentado assustadoramente.

 


Referências:


1https://esg.abras.com.br/


2 https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/guedes-diz-que-classe-media-exagera-no-prato-e-que-sobras-poderiam-alimentar-pobres.shtml


3 https://twitter.com/fenafisco


4https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/guedes-diz-que-classe-media-exagera-no-prato-e-que-sobras-poderiam-alimentar-pobres.shtml


5https://economia.ig.com.br/2021-06-17/paulo-guedes-economia-bolsonaro.html


6 @lhmandetta


7https://www.google.com/search?q=conven%C3%A7%C3%A3o+americana+de+direitos+humanos+1969+pdf&oq=CONVEN%C3%87%C3%83O+AMERICANA+DE+DIREITOS+HUMANOS+(1969&aqs=chrome.2.69i57j0j0i22i30.3081j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8


8http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


9http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.346%2C%20DE%2015,quada%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.


10http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm


11http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14016.htm

Por Sidney Jorge 08 mai., 2024
Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações.
Por Sidney Jorge 24 abr., 2024
Hoje é dia de festa, Com presença de emoção. Todo evento atesta, O amor e a gratidão!
Por Sidney Jorge 09 jan., 2024
Algo que aprendemos na vida é a força das referências nas atualizações das realidades. Varia para cada pessoa, entretanto, podem construir novas percepções de acordo com quem encontramos pelo caminho e, as crenças que trazemos ao presente.
Por Sidney Jorge 06 dez., 2023
O que é a vida senão viver. Estar aí diante infinitas possibilidades de, principalmente, estar feliz. Alcançar a integridade do Ser é missão para evolução da consciência durante um período histórico que pode estar além do imediatismo da sociedade...
Por Sidney Jorge 08 nov., 2023
“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.
Por Sidney Jorge 04 out., 2023
Um Nível de consciência sublime. Com frequência vibracional de 500Hz. Quem não gostaria de estar permanentemente vibrando no amor.
Por Sidney Jorge 20 set., 2023
E se vai dar tudo certo? E se receberei tudo que tenho a receber hoje? E se eu tirar a maior nota da prova?
Por Cláudia Chaves Martins Jorge 19 set., 2023
Quando uma pessoa falece e tem patrimônio, esses bens são transmitidos, por herança, aos herdeiros, mas, para que assumam legalmente a propriedade, é necessário dar entrada no processo de inventário...
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
Na casa de minha avó, não havia panela de pressão. Em uma panela de ferro, aos poucos se cozinhava,
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
A pessoa chegou até mim Dizendo que a vida era treta. De pronto orientei assim:
Mais Posts
Share by: