Todo mundo é um gênio...

Sidney Jorge • 8 de novembro de 2023

Todo mundo é um gênio...

     “Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.


     Essa frase demonstra como a inconveniência de um julgamento equivocado, fora dos critérios de verdadeira análise e de uma metodologia, pode arruinar a percepção e a busca do ser. Isso ocorre muito na convivência das famílias e entre as pessoas. Recorrer às comparações para diagnosticar a atitude ou o comportamento de alguém é quase uma rotina e não revela, muitas vezes, a verdade, e quem sabe, o potencial efetivo do outro. Tudo começa na comparação entre irmãos, irmãs, parentes, amigos e isso vai replicando ao longo da vida das pessoas. “ Veja como seu irmão é mais esperto, mais inteligente, mais responsável. Veja como sua irmã é mais bonita, mais simpática, mais carinhosa, mais cuidadosa. Veja como o amigo ou amiga é mais estudiosa, mais pontual, com esmera dedicação ao trabalho”… e assim vai decretando no inconsciente uma grande carga de significações negativas.


     A frase remete provavelmente a uma fábula e destaca que a melhor qualidade do peixe nunca foi ou será escalar uma árvore, caso a árvore esteja em um rio, o máximo que o peixe fará será acomodar-se em algum canto, mas em terra firme e seca, nunca. Sem dúvida podemos trazer essa reflexão adaptadamente para pensar em como podemos nos equivocar nos inúmeros julgamentos. “Todo mundo é um gênio. Mas se julgamos um brilhante jogador de futebol de campo por sua capacidade de jogar handebol, ele pode gastar sua vida crendo ser um estúpido. ” “Todo mundo é um gênio. Mas se julgarmos Maria por sua capacidade de não ser a Ana. Ele poderá passar sua vida acreditando ser incapaz. ” “Todo mundo é um gênio. Mas se julgarmos o Francisco somente em comparação ao Pedro... Ele e nós podemos deixar de perceber a potencialidade de seu verdadeiro talento. 


     Se notarmos bem, isso ocorre quando uma família cria expectativas em relação à futura profissão e vocação dos filhos e filhas. Corre-se o risco de perder ou sabotar uma possível genialidade em alguma função. Até porque, queiramos ou não, a compreensão dos sonhos em exercer determinado papel na sociedade é um tanto quanto pessoal e somente o indivíduo pode, em um contexto de liberdade, visualizar seus anseios, desejos e a concretização daquilo imanente em seu interior, em sua consciência. É como a semente de laranja que “sabe” que será uma laranjeira e não uma goiabeira para aderir a um projeto de existência que não é a sua. O enxerto teria de ser bem forçado.


     O importante é zelar pelo princípio da identidade, ter atenção em tudo, evitar o excesso de julgamentos, às vezes desnecessários e sustentados por crenças limitantes. Ter um olhar compreensivo para os eventos, pessoas e realidades que se apresentam, para ver o que realmente é, e, perguntar continuamente: como pode melhorar? 


     O Antônio será sempre o Antônio, a Clara será sempre a Clara. O peixe será sempre o peixe. A ave será sempre a ave e, todas as coisas serão sempre as coisas na sua condição de, essencialmente, Ser, sendo, podendo melhorar sempre, no decorrer da existência, a compreensão, as percepções, as visões de vida, de si, de Deus, conforme o nível de consciência. O que leva a outra reflexão normalmente apresentada à quem se dedica na evolução da mente: Seja a mudança que você deseja para o mundo. Eis o caminho para melhorar a realidade.


Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.
Por Sidney Jorge 31 de julho de 2025
Decorridos os dias da I Exposição de ilustrações e poesias: “Amizade, poesia e arte”, a palavra que surge é: obrigado. Uma vez escrevi que todo encontro proporciona trocas de experiências.
Por Sidney Jorge 2 de junho de 2025
Que tal dedicar um tempo para experimentar coisas simples que a vida nos oferece...
Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Um grupo de pessoas se abraçando em um fundo verde.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Uma nebulosa roxa e azul no céu noturno
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.