Ho'oponopono

Sidney Jorge • 5 de outubro de 2022

Ho'oponopono

SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO(A)! É a frase que representa a prática do Ho’oponopono, de origem havaiana, repetida em cada conta do Japamala ou, simplesmente, recitando o mantra nos pensamentos, e ainda, em várias situações de alegria ou desafios. Joe Vitale, que participa do filme “O Segredo” escreve sobre a prática do Ho’oponopono em seu livro “Limite zero”1, aliás, diga-se de passagem, uma ótima leitura para quem deseja ampliar informações que contribuem na expansão dos níveis de consciência. Em um dos relatos, conta que Dr. Len, psicólogo Havaiano, trabalhou em uma ala psiquiátrica de um hospital de prisioneiros que fizeram algo terrível. Dr. Len, sem atender pessoalmente os detentos, se fechava em uma sala, pegava a ficha de um deles e praticava o Ho’oponopono na posse da ficha. O fato é que haviam muitos problemas no local, imagina uma instituição toda mal cuidada, brigas, drogas, pedidos de demissões constantes, algemas, etc, etc.... “Até que um dia, após a entrada do Dr. Len, o cenário começou a mudar. As paredes foram pintadas e mantiveram as novas cores, os funcionários pararam de pedir demissão e folgas, as quadras de tênis foram reformadas e, por incrível que pareça, os detentos passaram a jogar tênis com os próprios funcionários. Muitos deles não necessitavam mais de drogas pesadas para se acalmar e outros não precisavam mais ser algemados. Com os detentos reabilitados, a ala acabou sendo fechada. ” (Leia mais em: https://casa.abril.com.br/bem-estar/gratidao-jujubas-e-pipocas-um-jeito-simples-de-resolver-problemas/). 


David Hawkins cita muito o perdão. Creio que é exatamente o processo de “Deixar ir” de soltar. Ibn Sina ou, Avicena também exalta o perdão: “Se alguém que lhe fez algo errado pedir o seu perdão, não hesite em esquecer o que essa pessoa lhe fez.” “Não há ofensa se quem nos ofendeu reconhece publicamente o seu erro” e, “A ira que rapidamente se dissipa, não engendra ódio. ” Essas frases estão nas redes sociais do Lugar de opinião se para relembrá-las basta ir no Instagram: www.instagram.com/lugardeopiniao/ 


Já mencionamos que Ho’oponopono significa corrigir um erro. A força do perdão, do auto perdão leva a corrigir muitos erros  acometidos em nossa vida e o acolhimento do perdão também ocasiona grande mudança na forma de conceber a existência. Costumo dizer que, em determinadas situações, a pessoa está doente de perdão, ou não se perdoa ou não consegue perdoar os outros, relembrando que outros são, também, os entes ou contextos alheios fora de nós. A prática do Ho’oponopono é um exercício, dentre vários, que tem o poder de melhorar nossa compreensão e limpar realidades estranhas que podemos vivenciar. Basta verbalizar, repetidamente, a frase: SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO(A), lembrando de alguém, alguma situação de trabalho, de relacionamento, de escassez, outras que não vejo no momento e que podem ser diferentes para cada pessoa e a nova realidade poderá se apresentar. Importante percebermos a mudança em nossa vida, é uma questão de consciência. Acontece que a mudança já se apresentou e não a vimos ainda. Quando percebermos a manifestação de situações melhores e boas para nós é decisivo não recorrer a fugas, justificativas vazias e interromper a limpeza dos bloqueios mentais e relacionais que estejam acontecendo. Sejamos gratos(as). Hoje, alguém postou a seguinte frase: “quem não sabe o que quer, às vezes perde o que tem e às vezes descobre que perdeu exatamente o que queria - Sílvia Russo”. 2


Sejamos gratos(as), tenhamos coragem de imaginar, de ver realidades melhores, de construir uma vida pautada na abundância espiritual, material e no reconhecimento da filocalia  proveniente do amor da Criação Divina. E tudo pode estar bem à sua frente, ousemos sonhar grande... Para saber o que desejar basta ter a consciência ampliada. Escolha dedicar um momento em realizar alguma coisa que permita seu desenvolvimento rumo a níveis de consciência mais altos. Escolha um e diga, hoje vou realizar esse: uma meditação, não falar mal de ninguém, ouvir uma música boa, imaginar situações melhores, ler um livro sem contextos violentos, ajudar alguém, perdoar, orar, deixar de se embriagar demasiadamente, caminhar sozinho(a) ou em família, contemplar a natureza, pássaros e árvores, evitar reclamar, evitar lamentar, optar em pensar coisas boas, positivas, respirar profundamente, sentir e manifestar a gratidão, evitar julgar, culpar e tantas outras escolhas incluindo as dicas apresentadas em outros textos. 


SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO(A)!


Referências:


1 - Vitale, Joe. Len, Ihaleakala Hew. Limite Zero. PDF. Microsoft Word - LIMITE_ZERO.doc (nous.life)


2 - https://www.pensador.com/frase/MzEyMzQ5MA/


Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.