Layout do blog

Como pode melhorar?

Sidney Jorge • abr. 19, 2023

    Como pode melhorar?

     Quando se busca aprimorar alguma coisa, independentemente do conhecimento das teorias e práticas relativas aos sentimentos e aos níveis de consciência apresentadas por várias pessoas que se dedicaram ao assunto, é bem verdade que lá, no fundo, está alojada e implícita essa pergunta: Como pode melhorar? Causa estranhamento dizer que essa frase parece expressar certa magia ao ser proferida diante as inúmeras circunstâncias que se apresentam no decorrer do dia ou da vida. Percebo nessa expressão a inquietude de um cientista ou de uma pessoa genial desprendida dos comodismos estagnantes da evolução, do progresso e da prosperidade que se dispõe a olhar suas concepções e criações e, ainda assim, sentir que algo pode ser melhor. Se o conhecimento técnico chegou à lua, como melhorar para alcançar Marte? Se chegou em Marte, como aprimorar para “assaturnar” em Saturno e por aí vai. Provavelmente, essa foi a atitude de Steve Jobs1   ao conceber o famoso “Iphone” que inovou e revolucionou a comunicação ao nível mundial ao aprimorar o antigo celular, inaugurando referência para todas as outras empresas do ramo. Há que se lembrar também quando a evolução tecnológica apresentou o PC ou “Personal Computer”, tornando acessível a incrível técnica da computação ao alcance das pessoas. Lógico que toda inovação primeiramente encontra pessoas com maior poder aquisitivo, talvez o desafio seja desenvolver uma forma de popularizá-las contemplando o máximo de inclusão possível e impossível também. Isso ocorre até com medicamentos novos cujos preços escapam de grande parte das pessoas. Há que se questionar as explorações do trabalho humano que viabilizam baixo custo de produção de uma inovação tecnológica culminando em gigantesco acúmulo de capital para o bolso de pouquíssimas pessoas. A Apple, por exemplo, já esteve envolvida em acusações de recorrer a trabalho forçado2. Talvez essa consciência ainda nos falta: fazer também a pergunta de como pode melhorar a política de distribuição de parte dos lucros, permitindo o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras às condições melhores no seu próprio trabalho, aumentando os rendimentos que lhes permitam, junto com a família, crescer e usufruir inclusive do aprimoramento intelectual e profissional. 


     


      Já defendemos em outra reflexão que todo investimento em educação reflete, necessariamente, na qualidade da convivência em sociedade. Sempre pode melhorar. Há que se reconhecer também iniciativas de algumas empresas em projetos filantrópicos na área de saúde, como a Fundação Bill e Melinda Gates3, ecologia, meio ambiente, educacional, cultura em projetos ligados a crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de risco, situações consequentes do baixo nível de consciência da humanidade como um todo.


      Mas como pode melhorar? A melhora ocorre em passos cotidianos a nos ajudar em criar a consciência da melhora. Ao viver um momento de alguma intempérie na saúde, colocamos fé na formação em medicina da pessoa que nos atendeu, confiando que ela indicará o medicamento apropriado para o tratamento de uma determinada infecção, por exemplo. Acreditamos que vamos melhorar e, normalmente, dadas as circunstâncias, melhoramos. Visualizamos a saída daquelas condições de doença para uma condição de cura, de saúde onde poderemos retornar à normalidade que seguíamos antes.


     E não é somente no âmbito da saúde o alcance da pergunta como pode melhorar? É intrigante usar o recurso dessa frase em vários momentos do cotidiano. Se por acaso ocorre um fato que traga alegria, gratidão e aquela energia revigorante e entusiasta, ao fazer a pergunta: “como pode melhorar?”, faz com que haja outras vinculações relacionadas a tal fato prazeroso e dadivoso, permitindo atrair outras situações agradáveis e melhores, sim, sempre pode melhorar e é importante crer nisso. Essa semana ao referir a frase diante uma pessoa, ouvi o seguinte: “se melhorar, estraga”. Não. Se melhorar, melhora, melhora e, melhora.


     Continuando... se acontecer, devido a vários fatores que por vezes escapam do controle, algo que não seja tão bom, favorável e de fato desagradável, quanto antes é importante dizer: “como pode melhorar?” . Usando rotineiramente essa frase após ler três livros com temática ligada ao “Access Consciousness” 4 é possível notar uma consciência diferente diante os chamados problemas onde a percepção e integração do fator emocional positivo existente na referida frase parece suplantar a inclinação natural ao declínio em reclamações, culpabilizações e outros sentimentos tais como raiva, tristeza, ódio, orgulho e outros representantes de níveis de consciência mais baixos. Essa nova energia advinda da frase propõe, quase que magicamente, soluções incríveis para o momento. Ter a consciência de que esse poder é e está em nós é um convite a acreditar cada vez mais em nosso “Eu superior”.


     Nesse momento já é possível entender o sentindo do tema e a função da frase: “como pode melhorar? ” Em propor uma constante inquietação a aprimorar o ser humano, suas conquistas e também a vida das pessoas, mas pode-se melhorar com alguns exemplos.


     Gary M. Douglas em seu livro “Riquezas certas para você”5 orienta que toda vez que receber um centavo, dez centavos, um real, dez dólares ou qualquer outra quantia, grande ou pequena, pergunte “Como pode melhorar?”, isso mantém a energia em movimento. Dr. Dain Heer, lembra que ao perceber o início de um julgamento, troca-o pela pergunta “Como pode melhorar?” e, ao invés de se estabelecer na energia do julgamento, ocorre o acréscimo de possibilidades6.


     Sem dúvida a motivação em escrever este texto está em reconhecer incríveis realizações que, de alguma forma, estiveram ligadas a dita frase em situações pessoais e também testemunhadas por pessoas orientadas para refletir e proferir o termo “Como pode melhorar? ” e constataram expressa mudança da realidade, sempre para melhor.


     Elzine*, uma senhora com sessenta anos, trabalhava como cuidadora de outra senhora idosa. Um dia chegou reclamando muito do serviço, manifestando sinais de esgotamento, ansiedade, nervosismo e incompreensões relativas às tarefas. O fato é que aqueles sentimentos e sintomas estavam afetando tanto o trabalho quanto sua família e sobretudo, sua saúde. Necessitou diversas vezes de recorrer ao posto de saúde onde constatou significativo aumento da pressão arterial. Comecei a encaminhar-lhe alguns textos que escrevi para que pudesse refletir e, no final, sempre colocava a frase: como pode melhorar? Apesar de gostar muito da pessoa que cuidava, decidiu, após pensar e rezar bastante, deixar ir aquele trabalho mesmo depois da insistência dos filhos da senhora cuidada por ela para que não saísse. Lógico que foi difícil administrar o apego àquela situação. Inclusive ajudou os empregadores indicando outra pessoa para o cargo. Sempre me ligava para conversar e manifestar seus posicionamentos. Escutava e procurava falar, evitando interferir em suas decisões na consciência de que as percepções são extremamente pessoais. Um tempo depois trouxe-me a notícia de que estava atuando em trabalhos perto de sua residência, com carga horária bem menor e, recebendo mais do que recebia. Mais um tempo, comunicou-me a alegria de ter sua aposentadoria resolvida pela instituição responsável, algo que estava pendente já há algum tempo, o que também gerava certa ansiedade, ao final da conversa disse-me: “bem que você diz: como pode melhorar?"


     Certo dia John, em uma roda de conversa, partilhava sobre uma viagem que fizera e levou um amigo conhecedor de mecânica. Contava que de quinze e quinze minutos necessitava parar. O mecânico diagnosticou possível avaria no motor de arranque que voltava a funcionar após algumas batidas nele. Algo bem incomum vemos aqui, uma viagem tensa, desconfortável e perigosa. A história incomodou-me, fiquei pensando na expressão tema do texto. Devido ao contexto do momento, confraternização, músicas, comidas e bebidas a envolver a proza, optei em não apresentar uma reflexão. No outro dia pela manhã, enviei-lhe uma mensagem de texto apontando para a frase: como pode melhorar? Sem mencionar a situação do dia anterior, apenas indicando que tal dica pode ser lembrada e usada para momentos de vitórias e impasses experimentados no dia a dia da vida. Poucos dias depois fui visitá-lo e, apesar de resolvido o problema mecânico, estava a precisar de uma ponte na bateria do carro com certa urgência. Logo prontifiquei-me em ajudar e assim o fizemos. Pronto, já havia como sair com o carro da garagem rumo ao trabalho. Enquanto realizava o procedimento de conexão entre as baterias, reforçava: lembra da frase que lhe enviei: como pode melhorar? Ao que me respondeu: opa, estou usando direto. Mais alguns dias, sendo ele vendedor, reportou-me dizendo: “bem que você diz como pode melhorar? Hoje recebi um telefonema do gerente geral da empresa para elogiar meu trabalho, pois, em apenas três dias atingi a meta de vendas previstas para o mês. O que vender a partir de agora, será comissão extra. Desse jeito, brevemente poderei trocar o carro por um melhor. ” Como pode melhorar? ” Respondi.


     A “mágica” do como pode melhorar? Nem sempre está na circunstância da verbalização da frase, mas também na consciência dela. Quanto mais se pratica, mais se permite criar um poder mental onde a energia da melhoria torna-se um fluxo constante na vida da pessoa e nas soluções apresentadas à nossa consciência. Um exemplo que me impactou por esses dias é de um jovem que revelou um poder mental muito interessante e extremamente ligado ao processo de melhora. A escola de Virtus participa anualmente de campeonatos de ciências. Certo dia Virtus participou de um evento na escola onde fora organizado um corredor no interior dela para recepcionar os alunos que chegavam de viagem após representarem o colégio no famoso torneio. Aplaudindo os amigos, Virtus pensou: um dia estarei ali, no grupo que está sendo aplaudido. Procurou se informar das maneiras de entrar na equipe. Primeiro deveria ser um aluno com boas notas. Não seria tão difícil por ser muito estudioso. Descobriu que não havia modalidade vinculada à sua idade e ao seu período escolar que era o ensino médio, o evento ocorria somente para o ensino fundamental.


    Ao final do ano aparece uma surpresa, a montagem da primeira equipe de uma modalidade própria ao ensino médio. Essa equipe seria pioneira. Haveria uma entrevista para escolha dos candidatos, um dos critérios seria as boas notas. Não seria problema, pois já apresentava excelentes notas em todas as matérias. Depois, para alguns, conhecimentos técnicos na área de computação. Não seria o caso. Mas haviam vagas para outras responsabilidades ligadas a comunicação. Uns dias antes ele viu uma série sobre um apresentador muito convincente. Observava atento cada detalhe do personagem. No dia da entrevista, inspirado no apresentador, imaginou em fazer a entrevista da melhor maneira possível. Chegou, cumprimentou alegremente os entrevistadores e, saiu-se muito bem. Ao olharem as notas, ótimo aluno. Pronto, está dentro. Na primeira reunião, indicação para ser o responsável pela escrituração do processo de construção do projeto da equipe. Chegou o dia da viagem ao evento. Um corredor foi organizado pelos alunos da escola para motivar os competidores do ensino fundamental e do ensino médio. Lá estava ele, feliz, convicto também de que fez e fará um bom trabalho. No evento, em uma universidade da Capital, uma rede de comunicação buscava jovens para uma entrevista. Sabe quem foi um dos jovens escolhidos? Sim, o Virtus e logo estava sendo preparado para falar sobre a equipe e o trabalho na construção do modelo apresentado no torneio. Sendo a primeira equipe da escola a participar da competição e com o tempo de preparação e experiência bem aquém das equipes de outras escolas, a turma foi classificada para o próximo evento, agora Nacional. Hora de voltar para casa. Chegando, mais uma vez, o corredor de alunos da escola, com a presença dos pais e do irmão mais novo que provavelmente aguarda o seu momento de fazer a diferença também. Depois, chega a hora de compartilhar com os amigos e a família toda a rica e merecida experiência de representar a escola no concurso de tamanha magnitude, se preparar e junto a equipe, dedicar em MELHORAR rumo aos próximos desafios.


     São tantas as histórias, as conquistas, as melhorias percebidas no cotidiano que daria para encher páginas e mais páginas de um livro. Você que leu e chegou até aqui, com certeza imaginou muitos eventos que ocorreram em sua vida com o poder consciente ou não do: Como pode melhorar? É uma pergunta e, ao mesmo tempo, uma resposta às nossas ansiedades, preocupações e celebrações. Sinta a energia presente em você e busque sempre transformar as situações em melhores, com sabedoria, paz, amor e muita consciência expandida. As histórias, às vezes, refletem a simplicidade das pessoas, outras refletem complexidade, outras se dão em contexto de pessoas de maior força aquisitiva na sociedade, outras se apresentam no campo das ciências, dos estudos, das invenções, do trabalho, dos processos, das relações, das finanças, da escassez e cada vez mais percebemos que sempre pode melhorar! Por isso, em acordo com os escritos relacionados ao processo do “Access Consciousness” e tantas outras experiências e percepções, ouso em perguntar: COMO PODE MELHORAR?


*Nomes fictícios.


Referências:


1 - Dyer, Jeff. Gregersen, Hal. Christensen, Clayton M. DNA do inovador.  dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. (trad. Esníder Pizzo e Mário Fernandes. HSM Editora. São Paulo, 2012.

2 - https://www.istoedinheiro.com.br/7-fornecedores-da-apple-acusados-de-usar-trabalho-forcado-na-china/

3 - https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/oportunidades-externas/fundacao-bil-e-melinda-gates-abrem-oportunidades-para-a-area-de-saude

4 – Douglas, Gary M. e Dr. Dain Heer. Riquezas certas para você. Access Consciusness Publishing, 2013. Ebook.

5 – Idem.

6 – Idem.



Por Sidney Jorge 08 mai., 2024
Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações.
Por Sidney Jorge 24 abr., 2024
Hoje é dia de festa, Com presença de emoção. Todo evento atesta, O amor e a gratidão!
Por Sidney Jorge 09 jan., 2024
Algo que aprendemos na vida é a força das referências nas atualizações das realidades. Varia para cada pessoa, entretanto, podem construir novas percepções de acordo com quem encontramos pelo caminho e, as crenças que trazemos ao presente.
Por Sidney Jorge 06 dez., 2023
O que é a vida senão viver. Estar aí diante infinitas possibilidades de, principalmente, estar feliz. Alcançar a integridade do Ser é missão para evolução da consciência durante um período histórico que pode estar além do imediatismo da sociedade...
Por Sidney Jorge 08 nov., 2023
“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.
Por Sidney Jorge 04 out., 2023
Um Nível de consciência sublime. Com frequência vibracional de 500Hz. Quem não gostaria de estar permanentemente vibrando no amor.
Por Sidney Jorge 20 set., 2023
E se vai dar tudo certo? E se receberei tudo que tenho a receber hoje? E se eu tirar a maior nota da prova?
Por Cláudia Chaves Martins Jorge 19 set., 2023
Quando uma pessoa falece e tem patrimônio, esses bens são transmitidos, por herança, aos herdeiros, mas, para que assumam legalmente a propriedade, é necessário dar entrada no processo de inventário...
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
Na casa de minha avó, não havia panela de pressão. Em uma panela de ferro, aos poucos se cozinhava,
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
A pessoa chegou até mim Dizendo que a vida era treta. De pronto orientei assim:
Mais Posts
Share by: