A rosa e o caminheiro

Sidney Jorge • 10 de abril de 2021

A rosa e o caminheiro

Por Sidney Jorge


Certa vez, em uma das andanças pelos caminhos da vida, no devido espaço e tempo, avistei ao longe algo que chamou a atenção. Continuei andando e, ao chegar mais perto, constatei uma rosa magnífica, encantadora, tão espetacular que nunca havia visto e presenciado algum ente tão agraciado como aquela rosa. Parei diante dela e contemplei aquela obra do Criador, perguntando-me por que razão ela estaria ali? Por que ela nasceu naquele lugar à margem da estrada? E, por que aquele esplendoroso e agradável perfume que exalava? Apenas um pensamento efervescia na mente: tenho que me apropriar dela, devo levá-la comigo, assim será apenas minha e de mais ninguém. Poderei exibi-la aos olhares e ser aclamado por ser o dono de tal preciosidade. Inclinei-me a ela e disse-lhe:


- Ó, Rosa, como és linda, majestosa, vistosa, perfumada, natural, contrastada perfeitamente com o verde de tuas folhas, real, especial, inspiradora... como podes apenas ficar aqui no caminho longe de tudo? Deixa-me arrancar-te deste chão e levar comigo tu e todas as tuas maravilhas para que eu seja feliz?


A rosa olhou-me fixamente com os olhos entreabertos, em silêncio, durante um pequeno intervalo, suspirou profundamente e respondeu-me:


- Caminheiro, trouxe-me satisfação tua visão em relação a mim. Espero que acolha minha compreensão ao teu desejo e poderá levar contigo minha beleza, meu significado, minha realeza, meu perfume, enfim, todos os meus portentos... aí estará a tua felicidade, entretanto, não me arranca das minhas raízes, aí estará a nossa felicidade.


Aquela fala alcançou-me intensamente o coração. Entendi e segui caminhando e até hoje trago na lembrança a grandiosidade daquele encontro e daquele diálogo.



Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Mais Posts