A lição do caminho

Sidney Jorge • 8 de maio de 2024

A lição do caminho

       Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações. Provido de certa coragem, não hesitei em perguntar-lhe:


       - Que bom encontrar você, posso expor-lhe minhas dúvidas?

       - Sim, certamente, espero ajudar-lhe. Respondeu.

       - Pois bem, qual foi o melhor dia de sua vida?

       - O melhor dia de minha vida é hoje? Disse serenamente.

       - Para onde você vais?

       - Ando, continuamente, ao encontro de meu Eu superior, ou, do Eu sou. Como preferir...

       - Como faço para curar meu corpo?

       - Muito simples: cure seu coração e curará sua mente, cure sua mente e curará seu corpo.

       - Preciso elucidar isso. Não esperava esta resposta. Como posso curar meu coração?

       - O coração se cura no perdão. É necessário se purificar de todas as mágoas do passado. Revivê-las, traz ao presente as dores sofridas à época. O coração limpo está sempre disposto aos benefícios dos frutos do amor. Haverá, sempre, boa vontade em servir e prosperar.

       - Compreendo. E qual a maneira de se curar a mente?

       - O passo seguinte é atentar-se para a mente. Para curá-la é preciso atenção aos pensamentos e compreensão dos sentimentos. Sobretudo, é importante dedicação e cuidado com os pensamentos. O caminho é evitar os pensamentos ruins. Procurar alimentá-la com pensamentos bons, palavras boas, leituras boas, filmes e vídeos saudáveis. Evitar as reclamações, fugindo assim, dos estragos que elas produzem na vida. Não digo para se abster da presença de algumas pessoas, principalmente aquelas que pautam suas vidas, suas posturas e suas falas nas premissas reclamatórias, mas evite se envolver e reverberar as reclamações, deixando, assim, de trazer para si a energia ruim das lamentações alheias e suas também. Procure contemplar as soluções. Procure ver as possibilidades. Procure visualizar as formas de melhorar a situação. Lembro de uma pergunta que sempre faço: como pode melhorar? Muitas pessoas, devido às memórias e programações que receberam, veem primeiro o lado ruim dos eventos de sua vida, entretanto, exercitando o processo de limpeza e purificação dos pensamentos, muda radicalmente a maneira de conceber a vida, melhorando-a sempre.

       - Como estou grato por essas informações.

       - Disponha. Respondeu-me.

       - Aproveitando este sublime momento. Qual a maneira de curar o corpo?

       - Ao purificar o coração e a mente, por certo, o corpo responderá a esse processo. Haverá mais disposição. Haverá maior seletividade nas escolhas dos alimentos. Haverá mais cuidado e inclinação para a busca de exercícios físicos e maneiras saudáveis de lazer. Haverá atenção especial à água e aos benefícios dela para o corpo. Há de despertar a consciência da cura, diante a integração plena e fluida dessas dimensões: coração, mente e corpo, reconhecendo a espiritualidade que as envolve.

       - Veja, tenho que submeter-me a um procedimento médico, como faço para atravessar esse momento de minha vida?

       - O conselho que lhe dou é que não fique olhando para a possível dor e dedique suas energias e pensamentos em imaginar o melhor resultado. Visualize você bem, andando por aí, trabalhando, dirigindo, andando de bicicleta, convivendo com as pessoas que lhe querem o melhor, se precisar mudar sua atuação na sociedade, acolha na gratidão e faça a diferença. Resumindo: não pense na dor e sim na cura.

       - Muita gratidão por esses ensinamentos. Respondi com as mãos postas e inclinando a cabeça.

       - Desejo que você leve e replique tudo de bom que suas percepções filtraram de nossa conversa. Também sou grato por essa oportunidade.


       Nos cumprimentamos e a pessoa seguiu o caminho, provavelmente, declinará sua sabedoria a outro andante em busca de esclarecimento. Eu, voltei ao lar, levando no corpo, na mente e no coração a inflamação de toda luz que brilhou em minha frente. Sentia também uma leveza no espírito a apresentar a certeza de um poder capaz de integrar e vencer qualquer desafio ou obstáculo. Sobretudo, a certeza de que tudo já deu certo.


Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.