Layout do blog

Eleições 2020 – novos tempos e velhas campanhas eleitorais.

Cláudia Chaves Martins Jorge • out. 18, 2020

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


O TSE traçou um Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais em razão da Covid-19. Para alertar os eleitores de como devem se comportar, foi lançado um card com as instruções básicas. E, com o slogan “Vote com segurança”, a preocupação do TSE é evitar aglomerações nas mais de 401.000 seções eleitorais espalhadas por todo o país.


As principais orientações são para que o eleitor confira previamente o seu local de votação, já saia de casa com máscara, se possível leve a própria caneta, que mantenha distanciamento de pelo menos 1 metro e evite contato físico com outras pessoas, que limpe as mãos antes e depois da votação e que se evite levar crianças. Aos maiores de 60 anos, que deem preferência para votar entre 07h às 10h e qualquer atividade que precise retirar a máscara, como comer ou beber, seja evitada dentro dos locais de votação. A preocupação também é estendida aos mesários que receberão álcool em gel, máscaras e protetores faciais.


Apesar de todas as orientações do TSE, boa parte dos candidatos tem feito exatamente o contrário. Basta ligar a televisão ou acessar as redes sociais e o que mais se vê é a velha e boa campanha eleitoral com direito a fotos abraçados a eleitores, cumprimentos com aperto de mãos e apoiadores aglomerados. Chega-se ao absurdo de tirar a máscara para sair bem nas fotos. Ou seja, de nada adianta as orientações do TSE se os próprios candidatos não atendem.


Já se tornou cansativo falar em “novo normal”, temos o “novo” e nada de normal. Tudo o que era referência antes precisou ser alterado. E a forma de fazer campanha também deveria se adequar. Em alguns locais, apoiadores ficam próximos a sinais de trânsito ou mesmo pelas ruas, balançando bandeiras e distribuindo panfletos que, além de causarem sujeiras pelo chão, podem ser fontes de disseminação da Covid-19, pois de acordo com pesquisa divulgada pela UFRGS, o vírus pode sobreviver por até 5 dias em papeis. Aqueles que distribuem os famosos “santinhos” pelas ruas, deveriam higienizar as mãos com álcool em gel periodicamente e manter distância ao abordarem as pessoas.


É um engano achar que a pandemia acabou porque simplesmente todos já se esgotaram de ficar em casa. O comércio e outros segmentos já retomaram as atividades, mas até o dia 18/10/2020, foram confirmados no mundo 39.442,444 casos de COVID-19 e 1.106,181 mortes e o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com maior número de casos, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia ou seja, não é hora de relaxar os cuidados.


Sabe-se da importância da eleição e do exercício deste processo democrático. A fase de campanha é o período que o candidato tem para mostrar à população a que veio, e qual o seu projeto de governo. Porém, manter os velhos hábitos não cabe mais, porque o país pode acabar entrando numa segunda onda de casos em razão das aglomerações. Cabe aos candidatos, eleitores e apoiadores seguirem as orientações do TSE e da OMS sobre os protocolos de segurança e higiene, afinal Prefeitos e vereadores devem sempre pensar no interesse da população e, nada melhor que começarem a zelar pela saúde de todos ainda em época de campanha.


Referências:


O card do TSE – (https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Outubro/campanha-vote-com-seguranca-orienta-sobre-os-cuidados-durante-as-eleicoes-2020

Dados da UFRGS sobre quanto tempo o vírus da Covid-19 sobrevive em superfícies: (https://www.ufrgs.br/telessauders/posts_coronavirus/quanto-tempo-o-virus-que-causa-o-covid-19-sobrevive-em-superficies/)

Dados atualizados até 18/10/2020 dos números da Covid-19 no mundo: (https://covid19.who.int/)


Por Sidney Jorge 08 mai., 2024
Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações.
Por Sidney Jorge 24 abr., 2024
Hoje é dia de festa, Com presença de emoção. Todo evento atesta, O amor e a gratidão!
Por Sidney Jorge 09 jan., 2024
Algo que aprendemos na vida é a força das referências nas atualizações das realidades. Varia para cada pessoa, entretanto, podem construir novas percepções de acordo com quem encontramos pelo caminho e, as crenças que trazemos ao presente.
Por Sidney Jorge 06 dez., 2023
O que é a vida senão viver. Estar aí diante infinitas possibilidades de, principalmente, estar feliz. Alcançar a integridade do Ser é missão para evolução da consciência durante um período histórico que pode estar além do imediatismo da sociedade...
Por Sidney Jorge 08 nov., 2023
“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.
Por Sidney Jorge 04 out., 2023
Um Nível de consciência sublime. Com frequência vibracional de 500Hz. Quem não gostaria de estar permanentemente vibrando no amor.
Por Sidney Jorge 20 set., 2023
E se vai dar tudo certo? E se receberei tudo que tenho a receber hoje? E se eu tirar a maior nota da prova?
Por Cláudia Chaves Martins Jorge 19 set., 2023
Quando uma pessoa falece e tem patrimônio, esses bens são transmitidos, por herança, aos herdeiros, mas, para que assumam legalmente a propriedade, é necessário dar entrada no processo de inventário...
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
Na casa de minha avó, não havia panela de pressão. Em uma panela de ferro, aos poucos se cozinhava,
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
A pessoa chegou até mim Dizendo que a vida era treta. De pronto orientei assim:
Mais Posts
Share by: