Layout do blog

Black Friday 2020 e os Direitos do Consumidor nas compras pela internet.

Cláudia Chaves Martins Jorge • nov. 19, 2020

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


Novembro é conhecido tradicionalmente como o mês da “Black Friday”. Neste ano, a data será celebrada no dia 27, mas muitos lojistas anteciparam as promoções que acabaram acontecendo durante todo o mês. Segundo a Fecomércio¹, em razão da pandemia, a tendência é uma alta nas vendas e os comerciantes já preparam boas surpresas para atrair os consumidores.


A data foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2010 e de lá para cá, ganhou cada vez mais adeptos. Ainda não se tem uma certeza sobre a origem do nome e o porquê da celebração, mas a possibilidade mais aceita é de que a data é comemorada na sexta-feira após o dia de Ação de Graças, que ocorre sempre na última quinta-feira do mês de novembro, acompanhando a tradição dos EUA. Em 2020, por conta da pandemia, há incentivos para que as compras ocorram em sites ou aplicativos, para evitar aglomerações nas portas das lojas, tendo em vista o aumento no número de novos casos de Covid, fruto das aglomerações ocorridas durante as campanhas para as eleições municipais.


Com o incentivo das compras pela internet, o consumidor precisa estar atento a todos os detalhes para que a compra não se torne uma frustração. A publicidade é a forma com que os lojistas e vendedores atraem seus clientes, mas a propaganda não pode ser enganosa e deve refletir a veracidade sobre o produto ou serviço, sua qualidade, dados técnicos, fáticos e científicos que sustentem as informações veiculadas. Todas os detalhes como preço, local de fabricação, indicação de faixa etária e ainda possíveis riscos à saúde e segurança dos consumidores devem estar em língua portuguesa e facilmente acessíveis, conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)². Toda oferta ao público deve ser cumprida, pois ela representa um “combinado” que os vendedores ou lojistas fazem e colocam à disposição de todos os interessados, onde as condições já foram pré-estabelecidas e devem ser mantidas conforme anunciadas.


A compra pela internet tem uma característica que a diferencia da que é feita em estabelecimento presencial. Caso o consumidor queira desfazê-la, terá o prazo de 07 dias para isso, e não precisa apresentar um motivo, já que o CDC garante a ele o direito de arrependimento, conforme previsto no artigo 49 e todos os valores pagos serão ressarcidos. No entanto, este prazo precisa ser usado com cautela pelo consumidor, que deverá devolver o produto adquirido “como o recebeu” conforme tem sido o entendimento dos tribunais. Este direito não é para ser usado de forma abusiva onde produtos são adquiridos, usados e posteriormente devolvidos, para que outros sejam comprados, usados e também devolvidos, o que caracterizaria má-fé.


Caso o consumidor adquira um produto que tenha algum defeito, o prazo para reclamação é o mesmo tanto nas compras pela internet quanto nas presenciais. São 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para os duráveis (art. 26 do CDC). São considerados duráveis aqueles bens que não desaparecem rapidamente com o uso, como ocorre com o relógio, eletrodomésticos ou o carro, por exemplo, já os não duráveis são aqueles de consumo imediato, como os alimentos, bebidas ou os que têm curta duração como flores, roupas, sapatos e acessórios que passaram a ser denominados de semiduráveis, apesar desta classificação não constar expressamente no CDC.


Quando o bem adquirido apresenta um defeito este pode ser aparente, quando facilmente identificável ou oculto, quando o problema se apresenta apenas após certo tempo de uso³. Em caso de defeito aparente, o consumidor deverá observar se ainda está em vigência o prazo de garantia (30 dias para bens não duráveis e 90 para duráveis). Lembrando que esta garantia não cobre o mal uso do produto, mas se em 30 dias depois de feita a reclamação, o problema não for solucionado, o consumidor poderá escolher: a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos e o abatimento proporcional do preço (art. 18 do CDC). E o prazo para reclamação em caso de defeito oculto, começa a contar a partir do aparecimento do problema, daí a importância de guardar bem as notas fiscais da compra.


Tão importante quanto a qualidade dos produtos é a observância da segurança do site onde será efetuada a compra. Segundo o Canaltech4, observe se é um site seguro através do “cadeado” na barra de endereço do navegador; o endereço do site seguro inicia com “https” e não “http”; verifique também se o site disponibiliza um canal de atendimento ao cliente; sempre desconfie de preços muito baixos em relação aos praticados no mercado, mesmo em tempos de promoções como a “Black Friday” por exemplo; informe-se sobre a avaliação do vendedor por outros consumidores, veja se existem registros no “reclame aqui” e quais os tipos de reclamações recorrentes e evite fazer compras em computadores de uso público que, por serem usados por muitas pessoas, podem conter vírus que capturem informações pessoais e dados dos usuários.


Não tenha pressa em comprar, cuidado com a empolgação e tudo aquilo que parece fácil demais. Os Procons locais possuem listas de lojas não confiáveis para compras pela internet, e as redes sociais também são grandes parceiras para este tipo de consulta. Tenha sempre paciência para buscar informações a respeito do vendedor ou lojista, não se deixe levar pelas ofertas, lembre-se de que enquanto o dinheiro estiver em suas mãos, o poder de decisão é seu.


Referências:
 

¹https://www.fecomerciomg.org.br/2020/11/varejo-de-minas-aposta-em-black-friday-para-recuperar-vendas/

²http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm

³https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/voce-sabe-o-que-e-vicio-oculto

4https://canaltech.com.br/e-commerce/como-fazer-compras-pela-internet-com-seguranca/



Por Sidney Jorge 08 mai., 2024
Lembrei do encontro com uma pessoa a exalar toda iluminação vinda de suas experiências e moções internas. Era certo que poderia destinar-lhe algumas inquietações.
Por Sidney Jorge 24 abr., 2024
Hoje é dia de festa, Com presença de emoção. Todo evento atesta, O amor e a gratidão!
Por Sidney Jorge 09 jan., 2024
Algo que aprendemos na vida é a força das referências nas atualizações das realidades. Varia para cada pessoa, entretanto, podem construir novas percepções de acordo com quem encontramos pelo caminho e, as crenças que trazemos ao presente.
Por Sidney Jorge 06 dez., 2023
O que é a vida senão viver. Estar aí diante infinitas possibilidades de, principalmente, estar feliz. Alcançar a integridade do Ser é missão para evolução da consciência durante um período histórico que pode estar além do imediatismo da sociedade...
Por Sidney Jorge 08 nov., 2023
“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.
Por Sidney Jorge 04 out., 2023
Um Nível de consciência sublime. Com frequência vibracional de 500Hz. Quem não gostaria de estar permanentemente vibrando no amor.
Por Sidney Jorge 20 set., 2023
E se vai dar tudo certo? E se receberei tudo que tenho a receber hoje? E se eu tirar a maior nota da prova?
Por Cláudia Chaves Martins Jorge 19 set., 2023
Quando uma pessoa falece e tem patrimônio, esses bens são transmitidos, por herança, aos herdeiros, mas, para que assumam legalmente a propriedade, é necessário dar entrada no processo de inventário...
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
Na casa de minha avó, não havia panela de pressão. Em uma panela de ferro, aos poucos se cozinhava,
Por Sidney Jorge 07 set., 2023
A pessoa chegou até mim Dizendo que a vida era treta. De pronto orientei assim:
Mais Posts
Share by: