ENEM

Cláudia Chaves Martins Jorge • 16 de janeiro de 2021

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


Substituindo o tradicional “vestibular”, o Exame Nacional do Ensino Médio, que se popularizou como “ENEM”, foi criado no Brasil em 1997 durante o governo do Presidente Fernando Henrique. Na época, Paulo Renato Costa era Ministro da Educação e a inspiração do modelo inicial se baseou na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, que ocorreu em 1990, na Tailândia. O projeto foi amplamente discutido por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, para que, através de uma prova interdisciplinar, o aluno, ao final da escolaridade básica, pudesse ser avaliado em habilidades e competências desenvolvidas e adquiridas durante o processo de aprendizagem para ingresso no curso superior. Sob a Coordenação de Maria Inês Fini, a primeira prova do ENEM aconteceu em 1998, através de 63 perguntas e uma redação; apesar de não obrigatório, 157 221 alunos na época se inscreveram para fazer a prova¹.


O Exame passou por várias fases e paulatinamente começou a substituir o vestibular. Em 2009, o ENEM passou a ser o único meio de ingresso dos estudantes do país ao ensino superior nas Universidades Públicas. Antes, cada Universidade tinha o seu processo avaliativo (vestibular) e o candidato a uma vaga, teria que se deslocar para fazer as provas presencialmente, o que tirava, sem dúvida, a possibilidade de alunos de baixa renda participarem, diante dos custos com hospedagem, alimentação, transporte e tantos outros para apenas participar do processo de seleção. Já no ENEM, o candidato tem direito de fazer a prova o mais próximo de sua residência.


Outros programas foram criados também visando o ingresso em cursos superiores, como o PROUNI (Programa Universidade para todos), que tem o objetivo de conceder bolsas de estudo de até 100% a alunos em instituições particulares. Porém, somente pode se inscrever o aluno que participou do ENEM² e obteve a pontuação mínima exigida e não zerou a redação. O SISU (Sistema de Seleção Unificada) criado em 2009, é o meio pelo qual as instituições públicas de ensino oferecem vagas a candidatos que fizeram o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio, foi sem dúvida, um divisor de águas para todos os estudantes. Claro que, ao longo dos anos, muitos problemas e falhas ocorreram, mas não se tem dúvidas de que este ainda é o melhor processo seletivo para ingresso em Universidades públicas e particulares, apesar de o país ter, nos últimos anos, se distanciado e muito do período em que a oportunidade do curso superior era, de fato, para todos. Atualmente, até as bolsas de iniciação científica e o investimento à ciência e cultura estão comprometidos.


Pode-se afirmar que o acesso às questões básicas de sobrevivência se tornou bem mais difícil e o tão sonhado curso superior fica cada vez mais distante, já que o trabalhador precisa escolher entre pagar as contas básicas, manter a si e a família ou ingressar na faculdade. Basta fazer um comparativo de preços, por exemplo, do gás de cozinha, do óleo e da carne, nem é necessário ser economista para constatar isso, o consumidor vê o aumento de preços a cada compra.


Em 2020, a publicação do edital do ENEM ocorreu no mês de março e em maio iniciou o período de inscrição, porém, o Brasil, já em meio à primeira onda do novo Coronavirus, inviabilizou a aplicação das provas de forma presencial. Em 2021, depois de muitos adiamentos, o Governo Federal definiu as datas, a primeira ocorrerá nos dias 17 e 24/01 e neste ano, terão também as provas online, previstas para 31/01 e 07/02. A realização das provas acabou virando questão judicial e muitos estados tentaram adiá-las judicialmente por conta da pandemia. Com o caos no sistema de saúde, o governo do Amazonas, por exemplo, suspendeu a aplicação das avaliações, decisão esta mantida pelo TRF13. Infelizmente, o estado do Amazonas se tornou um exemplo negativo do que pode ocorrer quando medidas de segurança e isolamento são desconsiderados nesta pandemia. Entre o Natal e o Ano novo, apoiadores comemoraram, pelas redes sociais, o fim do lockdown no estado, e hoje, o caos é veiculado para o Brasil e para o mundo.


O Governo Federal divulgou os critérios de segurança para a realização das provas4, mas com exceção do estado do Amazonas e algumas cidades de Rondônia e do Pará, a data das provas nos demais estados está mantida. Sabe-se que os alunos concluintes do Ensino Médio, para ingressarem em algum curso superior, precisam do ENEM que também é usado como pré-requisito para o PROUNI e para o SISU, por isso, o atraso na aplicação das provas, interfere no calendário de aplicação das demais. No entanto, há que se considerar que o país atravessa um momento delicado. Apesar de toda orientação e dos protocolos de segurança que o Governo disse que serão observados, existem pessoas que, mesmo contaminadas, são assintomáticas, mas transmissores da doença. Cabendo lembrar que os alunos precisarão tirar a máscara para tomar água ou comer durante o período em que fizerem a prova.


O sistema de saúde de muitos estados já entrou em colapso. E a realização da prova do ENEM pode agravar ainda mais a situação, já que o período de permanência em sala é longo e nem todos os lugares onde serão realizadas as provas têm instalações físicas adequadas para receber os candidatos e aplicadores. O INEP, poderia ter se antecipado e visto outra forma de pontuar e avaliar o candidato. Nem todos têm condições de fazer a prova por meio eletrônico, pois em algumas localidades sequer há internet. Então, um dos critérios de pontuação e seleção poderia levar em conta o histórico de notas e frequência durante todo o ensino médio para os alunos concluintes em 2020. Por ser um ano atípico, as tradicionais referências deveriam ser revistas…. não cabem mais. Todo o processo de ensino/aprendizado teve que se adaptar durante o ano de 2020, o Ministério da Educação e o Inep, deveriam ter feito o mesmo.


Referências:


¹https://www.youtube.com/watch?v=GDlGjjEABLg&list=PLjz5Kd6rxbE4BnouwgST5sqyTHBI3ypJI&index=1

²http://prouniportal.mec.gov.br/tire-suas-duvidas-pesquisa/prouni-e-enem

3https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/08/enem-conheca-as-medidas-de-prevencao-durante-as-provas

4https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-01/decreto-estadual-confirma-suspensao-do-enem-no-amazonas#:~:text=O%20governo%20do%20Amazonas%20publicou,17%20e%2024%20de%20janeiro).

Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.
Por Sidney Jorge 31 de julho de 2025
Decorridos os dias da I Exposição de ilustrações e poesias: “Amizade, poesia e arte”, a palavra que surge é: obrigado. Uma vez escrevi que todo encontro proporciona trocas de experiências.
Por Sidney Jorge 2 de junho de 2025
Que tal dedicar um tempo para experimentar coisas simples que a vida nos oferece...
Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Um grupo de pessoas se abraçando em um fundo verde.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Uma nebulosa roxa e azul no céu noturno
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.