Câmara e Senado – novos Presidentes: velha política.

Cláudia Chaves Martins Jorge • 3 de fevereiro de 2021

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


O Brasil acompanha desde 2020 as articulações políticas para a eleição do Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Para a Câmara dos Deputados¹, com 302 votos, foi eleito Arthur Lira e para o Senado Federal,² com 57 votos foi eleito Rodrigo Pacheco. Ao Presidente do Senado cabe também presidir o Congresso Nacional pelo período de 2 anos, mesmo tempo de duração do novo mandato. O cargo de Presidente por eles assumido é privativo de brasileiro nato e quem se candidata ao Senado deve ter pelo menos 35 anos de idade e 21 para Deputado Federal, além de obedecer aos requisitos legais do que dispõe o sistema eleitoral do país, conforme artigo 44 da Constituição Federal³.


O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, o mandato do Senador é de 08 anos e 04 anos o de Deputado Federal. Tanto os Senadores quanto os Deputados são invioláveis, civil e criminalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos nos termos do artigo 53 da CF/88, porém, esta inviolabilidade não é absoluta, pois qualquer parlamentar poderá cometer crime contra a honra em caso de ofensas ou agressões verbais, já que esta prerrogativa alcança o que tiver nexo direto com o exercício da função que ocupa.


Os dois cargos são sempre muito disputados; em 2021 para Presidente da Câmara dos Deputados também concorreram ao cargo: o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que obteve 145 votos; Fábio Ramalho (MDB-MG), 21 votos; Luiza Erundina (Psol-SP), 16 votos; Marcel van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto, e 2 votos foram em branco. Também para Presidente do Senado a disputa foi acirrada e o atual Presidente teve o apoio de Bolsonaro, porém também recebeu o apoio de partidos que fazem oposição ao governo como o PT e o PDT, por exemplo, com isso, o eleito não terá espaço para atender em tudo os interesses do Executivo.


O Presidente da Câmara dos Deputados4 é quem irá ocupar interinamente o cargo de Presidente da República na ausência do Presidente e do Vice. Mas, o que enche os olhos de quem ocupa o cargo, é definir a pauta de votações do plenário, além de convocar e presidir as sessões, definindo a ordem do dia, desempatar e manter a ordem durante as votações. O Presidente do Senado, da mesma forma, também controla a pauta de votações, além de Presidir o Congresso Nacional. Ambos fazem parte do Conselho da República, que é o órgão superior de consulta do Presidente da República e do Conselho de Defesa Nacional como membros natos, neste Conselho especificamente, são tratados assuntos relacionados à Soberania Nacional e a Defesa do Estado Democrático, daí a importância dos dois cargos.


Porém, o Presidente eleito para a Câmara dos Deputados já está envolto em polêmicas, apesar de ter a função de ocupar interinamente a Presidência da República, estará impedido legalmente de assumi-la por responder a 7 investigações perante o STF, TRF5 e TJ-AL de acordo com as informações do Radar do Congresso5 (listadas abaixo).


Em razão disto, caberá então ao Presidente do Senado assumir interinamente a Presidência na falta de Bolsonaro e Hamilton Mourão. Por mais incrível que pareça, diante do que tem sido visto cenário político atual, cabe repetir a famosa frase proferida por Eduardo Cunha em 2016: “Que Deus tenha misericórdia desta nação” e aguardar o que vem por aí.


Crimes em investigação contra o Deputado Arthur Lira:

“INVESTIGAÇÕES
7
processos em andamento
Número: INQ 4631 – STF
Informações: DIREITO PENAL | Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva | Crimes contra a Paz Pública | Quadrilha ou Bando | Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral | Corrupção ativa.
Número: INQ 3989 – STF
Informações: DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores| Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva | Crimes contra a Paz Pública | Quadrilha ou Bando.
Número: INQ 3994 – STF
Informações: DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores| Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva.
Número: INQ 3996 – STF
Informações: DIREITO PENAL | Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores.
Número: INQ3515 – STF
Informações: DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores| Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva.
Número: 111000000094200258 – TRF-5
Informações: Crimes praticados por particular contra a Administração em geral – Penal
Número: 0726216-93.2018.8.02.0001 – TJ-AL
Informações: Crimes contra a honra”


Referência:


¹https://www.camara.leg.br/noticias/724706-com-302-votos-arthur-lira-e-eleito-presidente-da-camara-dos-deputados-em-1o-turno/

²https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-02/rodrigo-pacheco-e-eleito-presidente-do-senado

3http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

4https://www.camara.leg.br/noticias/721792-conheca-as-atribuicoes-do-presidente-da-camara-dos-deputados/

5https://radar.congressoemfoco.com.br/parlamentar/1160541/perfil

Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.