Paz
Paz
A palavra PAZ é tão usada no cotidiano: Você está em PAZ? Isso te trouxe PAZ? Hoje estou me sentindo tão em PAZ! Parabéns, te desejo muita PAZ nesse aniversário! Que a PAZ esteja com você! PAZ irmão, PAZ irmã! PAZ e bem! Eu tive uma camisa que dizia o seguinte: “ A PAZ que você procura está no silêncio que você não faz! ” É verdade! O silêncio é o principal aliado na busca pela PAZ. São intensos os barulhos que algumas realidades nos propõem: preocupações, conflitos pessoais, intrigas, competições, o tilintar intermitente do smartphone, deturpações políticas e ideológicas, turbulências emocionais ou afetivas e tantas outras situações... Meditar, silenciar, acalmar a mente e o coração e, se distanciar desses ruídos são caminhos para ir ao encontro da PAZ.
Lembro de uma outra frase que diz: “ PAZ não é ausência de guerra e sim, presença de AMOR! Outra verdade! Onde há AMOR há, necessariamente sinais de PAZ. As frequências acima do AMOR vão encontrar a PAZ no itinerário. Vemos que a felicidade é a emoção do Nível de consciência da PAZ. A visão de vida é a perfeição, compreender e perceber que o Criador fez tudo perfeito. A visão de Deus é a de onipresença de que Deus É em tudo.1 Imagino a PAZ que sentia Maria ao ouvir Jesus em sua casa: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa, Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:42). Faz muito bem lembrar Francisco de Assis: "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz." e vivenciar a profundidade de levar tudo o que se pode oferecer de melhor, bom e positivos aos lugares e contextos que expressam algo de ruim, depreciativo e negativo. 2 E, o processo já é de ILUMINAÇÃO, já estamos muito próximos do Nível de consciência da ILUMINAÇÃO. Importante destacar que todos os processos para subir nos Níveis de consciência e vibrar nas frequências afins requer uma caminhada, uma atenção especial aos cuidados que devemos ter a cada dia, a cada momento.
Se você está dialogando com seus pensamentos e emoções diante as situações que aparecem a você, evitando mensagens negativas, visualizando e imaginando, sempre, realidades melhores, bonitas, positivas, abençoadas, é um bom sinal de que você está tomando consciência de seu potencial enquanto pessoa, enquanto ser e está, com certeza, melhorando e aumentando sua vibração e sua frequência. Pode observar, as coisas apresentarão uma sensação real de fluidez em sua vida. Assim é a busca da PAZ que, ironicamente, já está em nós, dentro de nós e, o silenciar ajuda a encontrá-la o que significa contemplar nas criações e na realidade, o próprio Criador, sem estar inerte e sim, em constante ação nas dinâmicas da vida.
Silêncio...Silêncio... PAZ... PAZ...PAZ.....
“Todo ser humano busca a Paz. A Paz é a fonte de nossa natureza. Dela saímos e para ela retornamos. A Paz é a primeira percepção experiencial sobre a Fonte de Tudo o que Existe. A Paz Real é interna. É estar bem consigo mesmo a todo momento e independente do que acontece nos planos: físico, vital, emocional ou mental. É um estado de espírito pleno e de bem-aventurança. É não-sofrimento. Alegria plena e constante. O estado de Paz interior já não se afeta por causalidades ou motivos externos. Assim como quando olhamos um chocolate e não sentimos mais aquela necessidade absurda de comê-lo, mas às vezes, escolhemos comer um pedaço para agraciar o seu sabor. Onde o precisar vira preferir, experimenta-se a liberdade. Quando temos esta opção no quesito pensar, isso é chamado de nível de consciência de Paz. Há o entendimento de que passado, presente e futuro são uma e a mesma coisa e estamos a todos os momentos vivenciados em um Eterno Agora. ”3
Referências:
1 - Hawkins, David R. Poder vs. Força: os determinantes ocultos do comportamento humano. Tradução: Daniele esprega, Caio Ledesma, Lucas Esprega. 1ª ed, Barueri, SP, Pandora Treinamentos, 2019.
2 -https://franciscanos.org.br/carisma/oracao-de-sao-francisco.html#gsc.tab=0
Oração de São Francisco
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém!
3 - https://davidhawkins.com.br/niveis-de-consciencia/paz-e-iluminacao/