Refletindo sobre a reclamação!
Refletindo sobre a reclamação!
Ainda sobre frases de pessoas famosas, encontrei uma de William Shakespeare que diz: “Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras. ”
Bem interessante essa frase de shakespeare. As reclamações, lamentações, choradeiras e os “mimimis”, como dizem hoje, servem muito para atrair situações parecidas com aquelas, objetos de nossas lamentações. Ao invés disso, procure motivos e espaços para construir novas e melhores sensações que lhe permitam integrar, deixar ir as experiências passadas que lhe trouxeram aborrecimentos, abrindo portões e caminhos para a atualização e atração de situações muito melhores.
Uma vez conhecemos uma pessoa, muito boa por sinal, que chamou muito a atenção e não desejo elaborar um julgamento simplório. Entretanto, em sua fala, constantemente ela apontava as dificuldades e dizia: “vocês conhecem bem a minha situação. ” E não tinha como não conhecer, ela repetia isso o tempo todo. E parece que cada vez que a encontrávamos a situação piorava. Talvez, hoje, tenha melhorado, espero...
Lembro de umas senhoras que se encontravam para conversar e dedicavam horas falando sobre doenças e remédios. Um dia passei por elas e disse, com todo o respeito e gentileza: “as senhoras estão há bastante tempo compartilhando apenas sobre doença, será que poderiam falar agora sobre saúde e coisas boas que fizeram e podem fazer? ” Elas olharam-me espantadas e, ao menos, mudaram o assunto. Lógico que devemos ter atenção aos cuidados relativos à saúde que dependem de médicos e remédios, mas, podemos dedicar nossas expectativas e assuntos em pautas diferentes também. Importante é fazer um exercício de tirar o foco da doença e dos males e direcioná-lo ao bem estar, às realidades mais saudáveis. O risco é quando, sem perceber, nossas reclamações e lamentações viram uma rotina e, inconscientemente, ficamos papagaiando continuamente as situações ruins sem se dar conta de que não está fazendo bem e ainda, atraindo mais do mesmo e se acostumando a essa realidade.
OPA! Chega disso! COMO PODE MELHORAR? Busca concentrar-se em algo melhor, realizar atividades físicas, lúdicas, meditativas, ouvir músicas calmas e relaxantes, contemplar a natureza, tudo com muita atenção ao presente. Quando sentir e perceber que alguma reclamação ou lamentação está vindo à mente, cancele-a, e, evite verbalizá-la, sem repressão, até que o hábito mude, a rotina mude e você perceba que, talvez, as lembranças e sentimentos ruins não carecem de ter demasiada importância ou, que você é quem validava essa reclamação, QUE BOM, novas e melhores situações se apresentarão.
Não reclamar (re-clamar é pedir ao universo que continue a enviar-lhe mais e mais); 1 “daquilo que tanto reclama”
Referências:
1 - https://www.namaskar.pt/frequencia-vibracional-e-como-a-elevar